Jeep lança Compass S 4xe, modelo 4×4 híbrido plug-in

S 4xe

Compartilhe:

Um dos SUVs mais vendidos do mercado nacional, o Jeep Compass ganhou uma versão híbrida plug-in. Para quem não conhece a terminologia, os híbridos são veículos que trazem dois tipos de propulsor: um a combustão e um elétrico. E os híbridos plug-in são aqueles que permitem a recarga da bateria em uma tomada – diferentemente dos híbridos “puros”, que recarregam só através da energia obtida com as frenagens.

O Compass S 4xe tem uma potência combinada de 240 cv, vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e, segundo a Jeep, “tem consumo urbano de 25,4 km/l e possibilidade de rodar quase 50 km de forma 100% elétrica, com recarga em menos de duas horas”. Com pronúncia sugerida de “four by e” (você acredita que algúem vai usar esse nome complicado, caro leitor, ao invés de chamar simpleste de “quatro xis e”?) é o primeiro, de acordo com a fábrica, de uma série de produtos eletrificados que ela reserva para o Brasil.

O modelo é equipado para trechos off road, com sistema de tração nas quatro rodas com as funções HDC (controle eletrônico de descidas), função 4WD Lock (4×4 com bloqueio de diferencial) e 4WD Low (4×4 reduzida). O “S” do nome vem da Série S, a mais completa da gama do modelo, que não inclui opcionais e não tem cobrança de cor.

Para diferenciar o S 4xe das outras versões do Compass, a Jeep decidiu por quatro cores exclusivas para ele: Prata, Preto, Branco e Azul. A cor azul também está presente em torno dos badges “Jeep” e “Compass” no capô, portas dianteiras e porta-malas. Na traseira também fica o logotipo “4xe”, que tem a última letra pintada também em azul. E por dentro, a cabine recebeu costuras exclusivas. Outra diferença no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista para ajustar o sistema de propulsão elétrica.

O motor a combustão é o T270 turbo movido a gasolina com 180 cv de potência e 270 Nm de torque. Ele funciona com um câmbio automático de seis marchas e e conta com um motor elétrico que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.

No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cv e 250 Nm de torque — que está disponível em qualquer rotação. Esse conjunto compacto é conectado diretamente ao eixo traseiro, permitindo que o Compass 4xe híbrido plug-in mantenha a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o eixo cardã (conexão entre o motor dianteiro e o eixo traseiro).

A gestão eletrônica garante que o veículo tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro. Parte do espaço originalmente destinado ao eixo cardã é ocupado pela bateria de alta tensão, que também fica sob os bancos traseiros.
Essa configuração permitiu não alterar o espaço interno do modelo.

A bateria tem tensão de 400 Volts, refrigeração independente e possui inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, incluindo imersão na água. As baterias têm capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros.

De acordo com a Jeep, “pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Compass 4xe híbrido plug-in alcança um consumo urbano de 25,4 km/l, com autonomia de 927 quilômetros. Na rodovia, pelos mesmos padrões, o consumo é de 24,2 km/l”.

O painel de instrumentos é digital de 10,25 polegadas e o carro vem com sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

 

Jeep lança Compass S 4xe, modelo 4x4 híbrido plug-in

 

Jeep lança Compass S 4xe, modelo 4x4 híbrido plug-in

 

Modos de condução do Compass S 4xe

No modo Auto, o carro analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência. O modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o modelo fica pronto para trilhas enlameadas ou com piso macio. Por fim, o modo Sport dá destaque ao desempenho.

Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades:
– Electric
Neste modo, o Compass 4xe roda só com o motor elétrico traseiro. Com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros. O motor térmico só entra em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou a bateria chegue ao nível mínimo de carga.

– e-Save
Essa configuração tem dois modos de funcionamento. No modo passivo, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. Já o modo ativo usa o motor elétrico acoplado ao conjunto a combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.

Como acontece em todos os carros híbridos, a frenagem regenerativa funciona quando o motorista pisa no freio de forma suave. O gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar energia. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais.

Esse comportamento pode ser intensificado ao acionar um sistema chamado e-Coasting, disponível no modelo. Ao ser ativado, ele amplia a regeneração de energia em desacelerações. O e-Coasting tem dois modos de funcionamento, suave e intenso. Este último aumenta ainda mais a transformação de energia cinética em elétrica nas desacelerações, permitindo até, em alguns casos, que seja possível dirigir o Compass 4xe sem pisar no freio. Caso o motorista freie de forma mais forte ou a frenagem autônoma de emergência (AEB) identifique o risco de colisão, os freios a disco nas quatro rodas são acionados normalmente.

Jeep lança Compass S 4xe, modelo 4x4 híbrido plug-in

Recarga do S 4xe

É possível repor a energia da bateria de duas maneiras. A primeira é usando o carregador doméstico portátil incluso no modelo e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos. Nesse modo, o tempo é de quatro a 20 horas, dependendo da tensão escolhida. Os clientes também podem optar por um carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX (ambos homologados pela marca). O aparelho dispensa instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa em 100 minutos, no modo mais rápido, ou em nove horas, no mais lento.

Tecnologia e segurança a bordo
Sendo da Série S, o 4xe reúne não tem opcionais. Entre os destaques, ele traz teto-solar panorâmico, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas e sete airbags.

O pacote inclui ainda sistema de visão 360 graus: usando câmeras posicionadas sob os retrovisores, na grade do radiador e na tampa do porta-malas, o motorista pode ter uma visão panorâmica ao redor do carro. Outro recurso é o sistema de som Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência. A segunda fileira de bancos conta com uma saída de ar condicionado no console central e assentos tripartidos.

A central multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas tem integração com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Além disso, o Compass 4xe traz quatro conectores USB, incluindo dois do tipo C, para recarga de smartphones. Os que estão localizados no painel ainda possuem ligação com a central multimídia.

Graças à conexão via internet integrada ao veículo, o motorista pode consultar a autonomia, checar detalhes do consumo, programar e ver o tempo de recarga e até ativar o ar condicionado à distância a partir de um smartphone ou usando a assistente virtual Alexa. A plataforma conectada Adventure Intelligence recebeu recursos especialmente voltados para a eletrificação:

– Recarregue Agora: permite iniciar automaticamente a recarga se o veículo já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em único botão (smartphone, smartwatch ou central multimídia)

– Programação de Recarga: permite definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência.

– Programação de Climatização: é possível definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência.

– Telas do Veículo Híbrido: traz informações como Preferências de recarga (manutenção de carga da bateria ou recarga através do motor térmico), Cronograma de recarga (planejamento do cronograma de recarga no período mais conveniente), Fluxo de energia (mede o uso/saída atual de energia para o motor, bateria e clima em quilowatt) e Histórico de direção (geração de relatório diário em km rodados do modo de condução elétrico x modo de condução híbrido).

– Configurações de nível de recarga (apenas na central multimídia): permite escolher entre cinco diferentes níveis de recarga relacionadas a cinco distintos tipos de correntes e, assim, cinco potências de cargas associadas.

Importado da Itália, o Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in tem preço sugerido de R$ 349.990. Certamente os consumidores não vão tirar essa diferença de preço, em relação às outras versões, na economia de combustível. Além disso, quem compra um carro desse preço não está muito preocupado com o valor do litro de gasolina. De qualquer forma, não deixa de ser um passo importante, para o mercado brasileiro, em sua lenta mudança para a produção de veículos menos poluentes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail