Han EV, sedã, da chinesa BYD com quase 500 cv, chega ao Brasil

Han EV

Compartilhe:

Você conhece a BYD? Provavelmente não. Apesar de ser uma das gigantes da indústria automobilística chinesa, no Brasil ela não tem presença marcante no mercado. Mas parece que a empresa, que tem como ponto forte um portfólio de veículos elétricos, quer mudar isso. E uma prova é o novo sedã Han EV, que passa ser comercializado no mercado brasileiro. Segundo a montadora, o modelo é “um dos elétricos mais vendidos na China e já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2020”.

Mais uma prova de que a BYD realmente tem intenção de se firmar no mercado nacional é que a empresa investe em uma rede de concessionárias – essencial em um país continental como o Brasil – e para isso está se aliando a grupos automotivos Eurobike, Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros. “Com mais de 20 cidades confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano”, diz a empresa. Para o fim de 2023, a meta é chegar a 100 concessionárias nomeadas.

Classificado pela empresa na categoria dos sedãs “premium” o HanV EV é o segundo veículo de passeio a ser vendido pela BYD no Brasil. Embora ela já estivesse por aqui com opções de modelos comerciais (e carros até aparecessem no site para compras bem específicas), considera que sua estreia oficial nesse segmento aconteceu no primeiro trimestre deste ano, com o Tan EV, SUV de sete lugares totalmente elétrico.

Uma curiosidade interessante: segundo a BYD, os carros retratam os nomes das mais importantes dinastias chinesas. A dinastia Han, por exemplo, que é usada para o sedã, teve seu período entre 202 AC e 220 DC.

 

Han EV

 

 

Han EV, sedã, da chinesa BYD com quase 500 cv, chega ao Brasil

Desempenho e autonomia do Han EV

Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV pemite ir de 30% a 80% da carga em 25 minutos e em 10 minutos de recarga chega a 135 km de autonomia. Com 100% de armazenamento de energia, a autonomia é de até 500 km (essa distância depende de alguns fatores ligados ao uso do carro, é sempre bom lembrar).

Em termos de desempenho, o carro pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Tem tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro). A potência combinada é de 494 CV e o torque máximo conjunto é de 680 N.m.

 

Interior

No interior, o modelo traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro e acabamentos em alumínio. Os bancos dianteiros são elétricos e com sistema de aquecimento e ventilação. O banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes.

No painel, há uma tela multimídia de 15,6 polegadas. Também vem, no modelo, uma tela multifuncional no banco traseiro. Ela aparece ao baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço e permite controlar opções do sistema de som e do ar condicionado dual zone. O porta-malas tem 410 litros de volume.

Han EV, sedã, da chinesa BYD com quase 500 cv, chega ao Brasil      Han EV

 

 

Segurança do Han EV

O carro tem piloto automático adaptativo com Stop & Go (acelera e desacelera automaticamente acompanhando o carro à frente), controle de estabilidade que atua reduzindo a aceleração mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo e, se preciso, aplica o freio em uma única roda para impedir derrapagens.

Outros itens, ainda em relação à segurança, são o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW), que dá sinas de alerta sobre pontos cegos, o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos na marcha à ré e sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS). Além disso, o Han EV tem 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento frontal e traseiro e sistema de câmera 360° (seis distribuídas pelo veículo).

 

Preço e infraestrutura são desafios

Sofisticado e bonito, dá para ver que o Han EV parece ser. Além disso, a potência e a autonomia de cerca de 500 km são destaques. Mas entram outras questões importantes e o preço é a primeira delas. Na China, o sedã custa o equivalente de 33 mil dólares. Isso daria, sem considerar os impostos absurdos do Brasil, em torno de R$ 180 mil. Só que, pelo que apuramos (o preço não foi divulgado no material oficial sobre o carro), ele vai sair por mais de meio milhão de reais, por aqui.

Além disso tem a questão da infraestrutura. Não temos muitos pontos de recarga. Daria para viajar com o Han EV, sair com ele de uma grande cidade? Não é impossível, mas parece uma tarefa que demanda planejamento. De todo jeito, é de se comemorar a presença de mais uma fábrica e de mais um modelo elétrico em nosso mercado. Portanto, que o Han EV seja muito bem vindo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail