GM comemora 50 anos da Eletrovan, seu primeiro veículo movido a hidrogênio

Eletrovan

Compartilhe:

O ano de 1966, que trouxe as estreias de TV de “Batman” e “Star Trek”, também foi a período de início de testes da Eletrovan, primeiro veículo movido a célula de combustível da General Motors.

Floyd Wyczalek, 91, era gerente de projeto do desenvolvimento de células de combustível da Eletrovan e lembra da equipe de mais de 200 pessoas trabalhando na primeira transferência de tecnologia das células de combustível em 1962, parte do desafio dado pelo presidente John Kennedy para a Nasa, agência espacial norte-americana, pousar com segurança na lua antes do final da década.

“Tínhamos três turnos de pessoas no início do projeto em janeiro de 1966 até o término 10 meses mais tarde”, disse Wyczalek. “Corremos para fazermos uma demonstração para a imprensa durante a Conferência do Progresso da Energia em outubro daquele ano”, lembra ele.

A GM já investiu mais de US$ 2,5 bilhões em tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e está entre os líderes de patentes no desenvolvimento da próxima geração de sistemas que serão muito mais poderosos e com uma fração do tamanho da Eletrovan, que tinha espaço apenas para um motorista e dois passageiros.

Vários programas de demonstração de célula de combustível ajudaram a GM a acumular mais de 5 milhões de quilômetros em experiência no mundo real com sistemas modernos de células de combustível.

O Chevrolet Colorado ZH2, exclusivo do Exército Americano, será o primeiro veículo de célula de combustível a usar a logo GM Hydrotec, uma ligação com os motores Ecotec movidos a gasolina.

Da Eletrovan a aplicações no espaço

“Nós vemos um grande potencial dos sistemas de células de combustível para uso militar, aeroespacial e em outras aplicações enquanto continuamos a desenvolver um veículo comercial com a tecnologia”, disse Charlie Freese, diretor executivo global da GM Fuel Cell. “É muito especial para nós celebrarmos o 50º aniversário da Eletrovan.”

A Eletrovan era um veículo de teste para explorar o hidrogênio como fonte de energia para a propulsão do veículo. “A durabilidade da célula de combustível foi testada ao longo de vários meses”, disse Wyczalek. “A realização dos testes de aceleração e velocidade máxima foram realizados em um dinamômetro de chassis”.

Após o fim do projeto, a Eletrovan foi armazenada em Pontiac, Michigan. Após 31 anos armazenado, o modelo foi redescoberto em 2001 e passou a ser usado em apresentações e emprestado a museus. Quando está em casa, a Eletrovan fica no GM Heritage Center, em Pontiac.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

carnaval

Veja 9 dicas para curtir o Carnaval em segurança

Vários dias de folga, estradas lotadas (e nem sem em bom estado), consumo acima da média de bebidas alcoólicas. Esses são componentes muito comuns no Carnaval do Brasil, por isso vale a pena tomar alguns cuidados para que nenhum acidente ou pane no veículo atrapalhe a alegria da festa. Autoblog 85 compilou dicas de empresas para aumentar ao máximo a segurança de motoristas, passageiros e pedestres que vão ter os caminhos cruzados durante a folia. Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros, orienta: “A segurança e o bem-estar começam com escolhas responsáveis. Por isso, além de verificar as condições do carro, é importante se planejar, descansar e ficar

Nissan Sentra

Test-drive Nissan Sentra 2025: carro roda macio e faz 10,4 km por litro na cidade

No ano passado, o Nissan Sentra foi o segundo sedan médio mais vendido do Brasil no ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ficando atrás apenas do imbatível Toyota Corolla. Mas já nos últimos meses, sua vice-liderança parecia ameaçada pelo King. Este último modelo é da chinesa BYD, que tem apresentado crescimento significativo no mercado nacional. E em janeiro último, a virada se concretizou, com o carro chinês abocanhando 18% do mercado, contra 10% do Sentra. Andamos na versão 2025 do modelo da Nissan, o que ajudou um pouco a entender esse contexto, no Brasil, do seu segmento. A versão foi a de entrada Advance,

BYD

BYD já figura entre as 10 marcas que mais vendem no Brasil

Criada em 1937, a japonesa Toyota levou mais de meio século para se tornar a marca automotiva que mais vende no mundo. Isso é um dado que reforça o quão impressionante é a ascensão da chinesa BYD. A montadora anunciou ter chegado à terceira posição no ranking mundial, desbancando, segundo ela própria, “marcas tradicionais de carros a combustão”. E esse é outro detalhe que chama a atenção: ela vende carros eletrificados, com uma tecnologia que ainda é muito recente e ainda desperta a desconfiança de muitos consumidores e profissionais do setor automotivo. Ainda há dúvidas, por exemplo, em relação a segurança e durabilidade das baterias, o tempo de recarga segue

palhetas

Veja 5 dicas de conservação das palhetas do limpador de pára-brisa

Durante os quatro primeiros meses do ano, muitas regiões do Brasil enfrentam chuvas intensas que demandam um cuidado extra para os motoristas. Principalmente à noite, quando a visibilidade fica ainda mais prejudicada. E é geralmente nas horas mais críticas que muita gente lembra dos limpadores de para-brisa, porque se eles não funcionam bem, o perigo aumenta. Por isso, listamos, a seguir, dicas com base em informações enviadas pela Autoimpact, empresa especializada em palhetas automotivas. Confira. Verifique regularmente o estado das palhetas Lembre-se de olhar o estado das palhetas pelo menos uma vez por mês, buscando sinais de desgaste como buracos na borracha ou ressecamento. O material que compõe as palhetas

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail