Nem taxi, nem Uber: carros BMW ganharão tecnologias de condução autônoma em 2018

BMW

Compartilhe:

O BMW Group e a Mobileye, empresa de tecnologias de condução autônoma para veículos, anunciaram a assinatura de um acordo que introduz a tecnologia de geração de dados Road Experience Management nos modelos da montadora que entrarão no mercado a partir do ano que vem. De acordo com as empresas, através dessa tecnologia, dados obtidos em tempo real pelos automóveis serão usados para tornar a condução mais segura.

O sistema funcionará da seguinte forma: câmeras instaladas nos carros coletam dados que, através de processadores e softwares de inteligência artificial, são selecionadas e enviadas para arquivos em nuvem. Esses dados podem ser usados para ampliar o número de informações dos mapas de navegação, permitindo que os condutores de carros BMW façam consultas, em tempo real, de situações como intensidade de tráfego, perigos na estrada, condições meteorológicas e vagas para estacionamento na rua, entre outras.

O acordo é celebrado pelas empresas como um passo a mais para promover a condução automatizada de veículos de forma segura e robusta. A meta é combinar os dados da BMW com os de diferentes montadoras para criar uma gigantesca base gerenciada pela Mobileye que terá o nome de Global RoadBook. Ela irá dar suporte e atualizar rapidamente mapas em HD com recursos de localização altamente precisos. “Veículos autônomos exigirão mapas HD que podem identificar e atualizar as mudanças no ambiente em tempo real”, informa a BMW.

BMW quer carros autônomos em 2021

De acordo com a BMW, a meta é implementar a condução automatizada nas ruas até 2021, através de um esforço conjunto que envolve, além da Mobileye, a indústria de processadores Intel. O modelo previsto para estrear a nova tecnologia é o iNext – que, além de autônomo, também será ecologicamente correto, funcionando somente com motor elétrico.

“Isso representa um passo significativo para a introdução do BMW iNEXT, com suas características de condução altamente automatizada, e a criação de uma plataforma de localização aberta alavancada por dados de milhões de veículos em todo o mundo”, afirma Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG.

“Os sistemas baseados em câmeras já estão tornando as estradas mais seguras. O Global RoadBook é uma iniciativa para utilizar dados dessas câmeras para criar os mapas de alta definição necessários para tornar a próxima geração de condução autônoma uma realidade”, finaliza o professor Amnon Shashua, presidente e Chief Technology Officer da Mobileye.

Saiba mais sobre as tecnologias da Mobileye no endereço (conteúdo em inglês) http://www.mobileye.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail