Nem taxi, nem Uber: carros BMW ganharão tecnologias de condução autônoma em 2018

BMW

Compartilhe:

O BMW Group e a Mobileye, empresa de tecnologias de condução autônoma para veículos, anunciaram a assinatura de um acordo que introduz a tecnologia de geração de dados Road Experience Management nos modelos da montadora que entrarão no mercado a partir do ano que vem. De acordo com as empresas, através dessa tecnologia, dados obtidos em tempo real pelos automóveis serão usados para tornar a condução mais segura.

O sistema funcionará da seguinte forma: câmeras instaladas nos carros coletam dados que, através de processadores e softwares de inteligência artificial, são selecionadas e enviadas para arquivos em nuvem. Esses dados podem ser usados para ampliar o número de informações dos mapas de navegação, permitindo que os condutores de carros BMW façam consultas, em tempo real, de situações como intensidade de tráfego, perigos na estrada, condições meteorológicas e vagas para estacionamento na rua, entre outras.

O acordo é celebrado pelas empresas como um passo a mais para promover a condução automatizada de veículos de forma segura e robusta. A meta é combinar os dados da BMW com os de diferentes montadoras para criar uma gigantesca base gerenciada pela Mobileye que terá o nome de Global RoadBook. Ela irá dar suporte e atualizar rapidamente mapas em HD com recursos de localização altamente precisos. “Veículos autônomos exigirão mapas HD que podem identificar e atualizar as mudanças no ambiente em tempo real”, informa a BMW.

BMW quer carros autônomos em 2021

De acordo com a BMW, a meta é implementar a condução automatizada nas ruas até 2021, através de um esforço conjunto que envolve, além da Mobileye, a indústria de processadores Intel. O modelo previsto para estrear a nova tecnologia é o iNext – que, além de autônomo, também será ecologicamente correto, funcionando somente com motor elétrico.

“Isso representa um passo significativo para a introdução do BMW iNEXT, com suas características de condução altamente automatizada, e a criação de uma plataforma de localização aberta alavancada por dados de milhões de veículos em todo o mundo”, afirma Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG.

“Os sistemas baseados em câmeras já estão tornando as estradas mais seguras. O Global RoadBook é uma iniciativa para utilizar dados dessas câmeras para criar os mapas de alta definição necessários para tornar a próxima geração de condução autônoma uma realidade”, finaliza o professor Amnon Shashua, presidente e Chief Technology Officer da Mobileye.

Saiba mais sobre as tecnologias da Mobileye no endereço (conteúdo em inglês) http://www.mobileye.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Black Day Ford

Crasa realiza Black Day Ford no próximo sábado, dia 18

Disputando palmo a palmo o mercado em um segmento no qual os veículos começam na casa dos 220 mil reais e tendo a Toyota Hilux como principal rival, a concessionária Crasa, autorizada da Ford, não quer dormir no ponto. Depois de realizar um evento para aproximadamente 700 convidados, quando apresentou a picape Ranger 2024 através de uma pista para test-drives, a empresa agora vai focar mais no seu público-alvo. Black Day Ford acontece próximo de evento nacional do comércio Neste sábado (18) será realizado o Black Day Ford, ação que, de acordo com a Crasa, terá “ofertas especiais para as picapes Ranger e Maverick e para o SUV Bronco”. A

Ford Ranger

Crasa celebra liderança da Ford Ranger em outubro em Fortaleza

A concessionária Ford Crasa (uma das mais tradicionais do Ceará, com 58 anos de existência), comemora os números de vendas da Ford Ranger 2024 no mês de outubro. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, o modelo liderou as vendas em Fortaleza. Foram 33 unidades da Ranger emplacadas contra 21 da Toyota Hilux. Já em todo o Ceará, a picape japonesa liderou com 66 unidades emplacadas, e a Ranger foi a segunda com 50. É um feito importante para a Ford Ranger, considerando que a Hilux tem sido, tradicionalmente, a preferência dos consumidores nesse segmento. Além disso, mesmo

Test-drive da Ford Ranger 2024

A concessionária Crasa, autorizada da Ford no Ceará, promoveu o evento “Dia Raça Forte” no último dia 21 de outubro para apresentar oficialmente a picape Ford Ranger 2024. Realizado no Fazendinha Adventure Park, no Cumbuco (Região Metropolitana de Fortaleza), o evento reuniu mais de 700 convidados entre clientes, imprensa e influenciadores. A principal atração foi uma pista com vários obstáculos off road para test-drives de versões da Ranger e de outros dois modelos da montadora feitos para esse universo e que também estão sendo comercializados no Brasil: o Bronco e a Maverick Hybrid. Confira aqui o vídeo que fizemos com o test-drive com os carros. Todos os modelos impressionaram bastante

Baterias: cada vez mais importantes

Caro leitor, se você tem um carro com motor a combustão certamente sabe que ele tem uma bateria que garante o funcionamento de vários componentes elétricos. E se for mais atento e curioso sobre seu veículo, também sabe que essa bateria tem chumbo como um dos principais componentes. Mas sobre as baterias tracionárias, você já ouviu falar? Bem, com a tendência que parece irreversível do uso de motores elétricos, seja em carros 100% movidos dessa forma ou em sistemas híbridos, esse componente deverá ser citado com mais frequência. Por isso, vamos detalhar, a seguir, os principais tipos de baterias do segmento automotivo. Começando pelas baterias de chumbo-ácido, elas ainda são

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail