Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

audi

Compartilhe:

Ícone mundial do automobilismo de alta performance, a montadora alemã Audi anunciou que estará na Fórmula 1 a partir de 2026. Ao que tudo indica, a decisão tem a ver com a meta de associar sua marca com a série de novidades que a competição irá implantar a partir daquele ano, quando novas regras técnicas serão aplicadas para deixa-la mais sustentável.

Dentre as mudanças previstas estão o uso de combustíveis sintéticos (hidrogênio, por exemplo) e motores híbridos. “Além disso, a Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030”, acrescenta a Audi, justificando seu interesse em fazer parte do desenvolvimento das novas tecnologias. Vale ressaltar, ainda, que a Porsche, empresa de modelos de alta performance, também cogita a possibilidade de entrar para a Fórmula 1 pelos mesmos motivos que levaram a Audi a tomar a decisão.

A partir de 2026, as unidades de potência dos carros da Fórmula 1 deverão ser formadas por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor a combustão. O motor elétrico será quase tão potente quanto o motor a combustão, que tem 1,6 litro e uma potência de cerca de 400 kW (algo em torno de 543 cavalos).

Outra razão para a entrada na competição, de acordo com a Audi, é que ela realiza provas em todos os mercados considerados relevantes pela marca. “A série de corridas é um dos eventos esportivos de maior alcance do mundo. Em 2021, mais de 1,5 bilhão de telespectadores assistiram. A Fórmula 1 é popular em mercados importantes, como China e Estados Unidos, e a tendência continua a aumentar – mesmo entre os grupos mais jovens”, diz a empresa.

 

Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

 

Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

 

Laboratório de Fórmula 1 será ligado à divisão Audi Sport

E como alemão não brinca em serviço quando o assunto é eficiência, a unidade de força a ser usada no carro de Fórmula 1 da Audi ganhou um centro de pesquisa de última geração da divisão Audi Sport em Neuburg, no país de origem da marca. Já existem bancadas para testes de motores a combustão, motores elétricos e baterias. Os preparativos adicionais estão sendo feitos em termos de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica e tudo vai estar pronto até o fim de 2022. Além disso, uma empresa específica foi criada, como subsidiária da Audi Sport, para o projeto.

Um fato curioso sobre a relação da Audi com a Fórmula 1 é que ela não começa exatamente agora. No início do século 20, quatro montadoras alemãs se uniram para enfrentar as dificuldades econômicas após a depressão que se seguiu à queda da bolsa nos Estados Unidos. Eram elas a Audi, a DKW, a Horch e a Wanderer (o símbolo das quatro argolas da Audi vem desse processo). Nascia ali a Auto Union.

Com uma ajuda financeira de Adolf Hitler, que em seus projetos megalomaníacos investia em tudo que pudesse mostrar ao mundo o poderio alemão, a Auto Union convocou o engenheiro Ferdinand Porsche, o gênio criador do Fusca e outros carros icônicos, para a criação de um carro de corrida de alta performance. Ele desenvolveu, então, o modelo Type C (veja foto abaixo).

 

Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

 

Para reduzir custos, Porsche fez uma mudança revolucionária, para a época: colocou o motor na parte traseira do veículo. Para se ter ideia do resultado do trabalho, o Type C tinha mais de 500 cavalos de potência e passava dos 300 km por hora – tudo isso no começo do século passado. Embora o modelo não tenha disputado nenhuma prova de Fórmula 1, conceitos aplicados nele foram adotados no torneio. Um deles é exatamente o motor na parte traseira.

Voltando aos dias atuais, a eficiência da Audi em modelos de competição com propulsão sustentável já lhe dá muito cacife para a entrada na Fórmula 1. Em 2020, por exemplo, ela desenvolveu o RS Q e-tron para participar do Rally Dakar, uma das provas de resistência mais difíceis do mundo. Já na estreia as três unidades do modelo usadas na prova conseguiram completar, juntas, um percurso de 24 mil km. Considerando o desafio de abastecer um motor elétrico em pleno deserto, foi uma conquista memorável.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail