Do arco da velha: veja antigos acessórios que ficaram obsoletos nos carros

Acessórios

Compartilhe:

Você nem deve ter notado ou conhecido alguns deles, mas estes acessórios, que já estiveram presentes nos carros, ficaram extintos com a evolução tecnológica e a mudança de costumes de motoristas e passageiros. Confira!

AcessóriosAcendedor de cigarros

Em 1989, 34% da população adulta fumava no Brasil. Já em 2013, esse índice caiu para 11%. A redução do número de fumantes nos últimos 25 anos, no País, fez com que ficássemos em terceiro lugar mundial entre as nações que mais empreenderam esforços nesse sentido. Antigamente, no entanto, a naturalidade com que se encarava o hábito ou vício de fumar se refletia nos carros. Praticamente todos eles vinham com um acendedor de cigarros formado por uma resistência que esquentava através de corrente elétrica. Com a redução no número de fumantes e o apelo por uma vida mais saudável, o acendedor deu lugar a uma tomada de 12 V na esmagadora maioria dos veículos. 

 

AcessóriosCinzeiro

Como ar condicionado era item restrito a pouquíssimos modelos de luxo e a violência urbana não assustava tanto, a maioria dos veículos rodava com os vidros abertos. E fumar com o carro em movimento era bastante frequente. Por isso, não era difícil encontrar cinzeiros na forração das portas.  A mudança de hábitos da sociedade fez com que o cinzeiro fosse substituído por porta-objetos. Entre eles estão os espaços para as saudáveis garrafas de água, por exemplo.

 

AcessóriosAlça de apoio

Nos anos 1960 e 1970, nem se falava em cinto de segurança. Era comum, nesses tempos, encontrar alças de plástico ou de borracha onde os passageiros podiam se amparar em caso de freadas bruscas. As do Fusca se tornaram as mais clássicas. Mas ela também equipavam seus derivados (carros da Volkswagen que foram lançados com a mesma mecânica, como Brasília, TL e Variant, entre outros)  Outro exemplo de veículo que trazia o acessório era o DKW Vemag.

AcessóriosQuebra-vento

A popularização do ar condicionado no Brasil começou no fim da década de 1990. Até essa época, eram raros os modelos que vinham de fábrica com o recurso. Geralmente, só os de alto luxo contavam com ele. O calor no Brasil, no entanto, sempre existiu.

Por isso, a solução mais barata e acessível que os motoristas tinham para amenizar a temperatura no interior do veículo era o quebra-vento. Tratava-se de uma peça de vidro que desviava o ar e o jogava com mais força para a parte interna à medida que o carro se movimentava. Foi na década de 1990, como dissemos, que os automóveis começaram a ganhar novos desenhos que não previam mais o quebra-vento. O Gol, por exemplo, o eliminou a partir da versão 1995. O Santana o manteve até 1997. Também tivemos modelos “vanguardistas”, que já chegaram ao Brasil sem o item. O Ford Escort, lançado em meados da década de 1980, e o Chevrolet Corsa, cuja produção começou em 1994, são exemplos.

 

AfogadorAfogador

Desde a década de 1990, carros brasileiros não trazem mais o carburador como componente responsável pela injeção e queima de combustível. Mas nos tempos em que a eletrônica não estava presente nos veículos, o motorista acionava todos os comandos por alavancas, cabos e botões, que funcionavam de forma mecânica. Tudo era feito empurrando ou puxando algum controle que se movimentava e influenciava o funcionamento do carro.

O afogador era um desses comandos. Em situações como motor frio, por exemplo, o motorista puxava um botão no painel que estava ligado ao carburador por um cabo de aço. E com isso, aumentava a quantidade de combustível jogado no processo de queima, para melhorar o desempenho ou ajudar o carro a “pegar” no frio, por exemplo. A injeção eletrônica, que calcula a quantidade de ar e combustível automaticamente através de uma central de processamento, aposentou o carburador e o afogador.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail