Fluido veicular: conheça os 6 tipos que seu carro tem

fluido veicular

Compartilhe:

Fluido veicular – Para quem não sabe, é possível fazer um paralelo entre os princípios de funcionamento de um carro e do corpo humano. Na geração de energia, por exemplo, nós precisamos do oxigênio e de alimentos. Os veículos também usam oxigênio no seu processo, e o combustível entra como o segundo componente, no lugar da nossa comida.

E também como acontece com os seres humanos, fluidos são essenciais para todos os meios de locomoção motorizados. Assim como nós não passamos mais que três dias sem água, um veículo simplesmente para de funcionar se não estiver com os componentes líquidos que precisa para se mover.

De acordo com a divisão de lubrificantes da Basf, indústria mundial de produtos químicos, esse fluido veicular é essencial porque se eles estiverem em pouca quantidade ou perderem a qualidade, “pode-se gerar grandes danos às peças e mecanismos do carro, tornando-o inseguro para dirigir ou até mesmo sendo incapaz de dar partida”. A empresa lista seis fluidos de carro cruciais que precisam ser verificados regularmente como parte da rotina de manutenção de um veículo. Vamos detalhá-los a seguir.

 

Fluido veicular do motor

Esse é o fluido veicular mais importante do carro e também o que precisa ser acompanhado com mais frequência. O recomendável é fazer a troca a cada 10 mil ou 15 mil km, mas a periodicidade vai depender do tipo de uso que se faz do veículo. Se ele anda muito por estradas empoeiradas, por exemplo, é bom verificar sempre o estado e a viscosidade do óleo.

Essa tarefa é simples: depois do carro ficar parado por um tempo considerável, para todo o óleo descer do motor (de manhã cedo, por exemplo, antes de ligar o veículo), basta tirar uma vareta que está no motor e olhar, na ponta dela, como está o óleo. Ela tem um indicador de nível: se estiver baixo, vá imediatamente repor. E se o óleo estiver muito escuro ou grosso demais, é um alerta para fazer a troca o quanto antes.

Segundo a Basf, o óleo evita que as partes móveis do motor sejam danificadas pelo calor. Além disso, ele ajuda a reduzir a sujeira que obstrui as aberturas do motor. Explicamos: o processo de queima de combustível gera resíduos que podem se acumular, impedindo os componentes móveis de funcionar direito. Além de mais gasto de combustível, com o tempo essa sujeira pode empenar as peças, causando um grande prejuízo ao proprietário do veículo.

Líquido de arrefecimento

É o segundo fluido veicular mais importante do carro e o que também precisa ser verificado com certa frequência. “Mais da metade da energia produzida pelo carro é convertida em calor. O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento, absorvendo esse calor e expelindo-o pelo escapamento”, lembra a Basf.

O líquido de arrefecimento, vale ressaltar, não é só água. Há produtos específicos para colocar no carro, com componentes químicos destinados a limpar e conservador o radiador, a bomba d´água e demais peças que entram em contato com o líquido. E assim como acontece com o óleo do motor, a verificação é visual: há um indicador de nível e é possível ver se o líquido está muito sujo, o que indica a necessidade de troca.

Fluido veicular de direção hidráulica

Os carros têm três tipos principais de direção: a mecânica, cada vez mais rara, a elétrica e a hidráulica. No caso desta última, o fluido veicular trabalha nos componentes para permitir que o motorista manobre com menos esforço. Esse fluido tem vida útil longa e raramente dá problema, mas se o veículo está ficando difícil de dirigir, é importante fazer uma verificação. Nesse caso, um mecânico irá fazer o serviço.

Fluido veicular de freio

Assim como o óleo do motor e o líquido de arrefecimento, o fluido veicular de freio pode ser verificado visualmente, porque o reservatório fica no motor. Mas em carros bem cuidados ele não dá problema com frequência e não exige verificações com a mesma periodicidade dos dois primeiros. Mas nem por isso deixa de ser importante: “sem fluido de freio, o veículo não seria capaz de parar quando você pisar no pedal, o que certamente colocaria a sua segurança em risco. A frenagem deve acontecer instantaneamente. Se você achar que há algum atraso ou sensação anormal em seus freios — esse fluido é a primeira coisa que você deve verificar”, recomenda a Basf.

Fluido veicular de transmissão

O sistema de transmissão do carro é um componente com peças consideravelmente caras e, assim como o motor, absolutamente essencial para o veículo funcionar. E o fluido que circula nele protege contra o atrito, aumentando a vida útil e evitando grandes dores de cabeça para o motorista. Esse tipo de fluido tem vida útil longa, acima de 50 mil km, por isso não costuma dar muita manutenção.

 

Líquido do limpador do para-brisa

Esse é o fluido veicular menos importante e não tem relação com o desempenho do veículo. Mas ajuda na segurança, já que melhora a visibilidade do motorista. Há produtos específicos para o limpador, mas a verdade é que a manutenção do nível de água é o suficiente para deixar o componente funcionando bem.

Segundo a Basf, “todos os fluidos no veículo devem ser verificados pelo menos a cada intervalo de troca de óleo e alguns com mais frequência, conforme e quando necessário”, mas a verdade é que, para facilitar na correria cotidiana, dá para deixar os fluidos de direção hidráulica, freios e transmissão para intervalos maiores, a cada 30 mil km, por exemplo. A não ser que algum sinal esteja sendo dado por um veículo, seja através de ruídos estranhos ou de dificuldade para manobrar ou passar a marcha.

Por fim, Luis Fernando Sabino, gerente técnico do negócio de Aditivos e Lubrificantes da Basf, lembra o seguinte: uma boa manutenção ajuda a manter os custos de reparo baixos e diminuir os riscos de quebra. “A conservação adequada do veículo vai certamente poupar muitas dores de cabeça, dinheiro e tempo”, diz ele. Em resumo, cuidar dos fluidos do carro é cuidar também do seu bolso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail