Renault apresenta SUV Austral – lançamento no Brasil é incógnita

Austral

Compartilhe:

A Renault lançou hoje um modelo SUV que, segundo ela, “será um dos pilares da reconquista do segmento C, que ocupa uma posição-chave no mercado automotivo mundial”. Por “segmento C”, um termo pouco usado no Brasil, entenda-se carros com espaço suficiente para levar 5 pessoas com conforto – ou seja, modelos maiores que os chamados compactos e não tão grandes quanto os que levam até 7 pessoas.

Com um design que, segundo a montadora, é definido como “sensual tech” (é nesse quesito que as fábricas de automóveis mais gostam de abusar da licença poética), o Austral tem visual encorpado e linhas arredondadas. A imprensa especializada chamou atenção para uma suposta semelhança com o Nissan Qashqai (a empresa japonesa e a Renault fazem parte de um só conglomerado e os modelos compartilham a mesma plataforma). Veja abaixo fotos dos dois modelos e compare:

Renault apresenta SUV Austral - lançamento no Brasil é incógnitaRenault apresenta SUV Austral - lançamento no Brasil é incógnita

No interior, o modelo conta com um recursos chamado pela Renault de OpenR  (veja abaixo), que associa a visualização dos dados do painel de instrumentos de 12,3’’ com as informações da tela vertical de 12’’ do sistema multimídia. Há também um head-up display (as informações são projetadas no para-brisa, na linha de visão do motorista) de 9,3’. Segundo a fábrica, “o controle autoadaptativo da luminosidade e a taxa de reflexão otimizada da tela OpenR permitiram eliminar o clássico ‘para-sol’ do painel”, se referindo àquela cobertura que encontramos na maioria dos paineis, cobrindo os instrumentos.

Renault apresenta SUV Austral - lançamento no Brasil é incógnita

Renault apresenta SUV Austral - lançamento no Brasil é incógnita

Dependendo da versão de acabamento e dos opcionais escolhidos, o interior do Austral pode receber madeira maciça, couro, tecidos acolchoados, materiais macios e detalhes laqueados com acabamento Black Piano e Cromado Acetinado. A iluminação é personalizável por meio do sistema “LIVING LIGHTS”.

Esse sistema, de acordo com a Renault, é baseado no ciclo biológico do corpo humano. Ativada por meio das faixas luminosas do painel de bordo, a iluminação da cabine, dos painéis das portas e do suporte para smartphone é diferente de dia e de noite, mudando automaticamente de cor a cada 30 minutos.

Em relação ao espaço, como dissemos o objetivo do modelo é levar 5 pessoas com conforto. Os passageiros traseiros contam com 27,4 cm de espaço para os joelhos.
Há 35 litros em porta-objetos distribuídos pela cabine. O banco traseiro é rebatível (2/3-1/3). O porta-malas tem 500 litros nas versões Mild Hybrid e Mild Hybrid Advanced. Com o banco deslizante, ele chega a 575 litros. E com o banco rebatido, o volume disponível atinge 1.525 litros.

Renault apresenta SUV Austral - lançamento no Brasil é incógnita

E falando das versões, o Austral oferece a Esprit Alpine, uma referência à marca de esportivos da Renault. O Esprit Alpine tem carroceria cinza com acabamento fosco, uma barra na grade frontal, aros de alumínio diamantados pretos de 20 polegadas, revestimento exclusivo no interior, volante em couro, pedais de alumínio e soleiras das portas com o logo “Alpine”.

São duas opções de chassis para o carro: o modelo com tração nas rodas dianteiras traz suspensão traseira por eixo de torção, enquanto nas versões equipadas com o sistema 4CONTROL Advanced, de tração nas quatro rodas, a suspensão traseira é do tipo multilink.

Motorizações – Austral

O Austral conta com uma nova geração do sistema E-TECH Hybrid em rede de 400 V, que desenvolve até 200 cavalos, e dois motores a gasolina: Mild Hybrid Advanced 130 cv e Mild Hybrid de 140 e 160 cv.

O E-TECH recebeu um novo motor de três cilindros a gasolina 1,2 litro turbo associado a um motor elétrico, uma bateria de íons de lítio de 1,7 kWh e 400 V e um câmbio automático multimodos inteligente sequencial, com acoplamentos de garras otimizado. Assim como na geração anterior do motor E-TECH Hybrid, todas as partidas são feitas no modo 100% elétrico. O consumo de gasolina, segundo a fábrica, é de pouco menos de 22 km por litro.

A motorização Mild Hybrid Advanced, comercializada pela primeira vez na gama Renault com o Austral, tem propulsor a gasolina de três cilindros e 1,2 litro turbo de 130 cavalos associado a um câmbio manual. Com este sistema, o modelo apresenta consumo 18,8 km por litro.

Já a motorização Mild Hybrid se baseia em um motor a gasolina de 4 cilindros e 1,3 litro turbo com injeção direta, já disponível em parte da gama Renault. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, este motor está disponível com um câmbio automático X-TRONIC com dois níveis de potência (140 ou 160 cavalos) e câmbio manual de 6 velocidades na versão de 140 cavalos. Seu consumo é de 16,1 km por litro.

A bateria teve a capacidade aumentada no novo sistema. Ela passou de 240 V para 400 V. Esse aumento de capacidade é um detalhe importante, porque com isso o carro tem mais autonomia rodando apenas com o sistema elétrico. Isso significa menos gasto com combustível e menos poluição.

Todos os três tipos de motorizações híbridas do Novo Austral incluem a frenagem regenerativa. Na motorização E-TECH Hybrid, a ativação é personalizável, com quatro níveis de recuperação possíveis, selecionados por meio das paletas localizadas atrás do volante. Nas versões E-TECH Hybrid e Mild Hybrid Advanced, o painel de instrumentos digital permite a visualização de informações específicas da motorização híbrida.

Condução – Austral

O modelo tem, entre os recursos para otimizar o desempenho, o Assistente de Preditivo de Eficiência. Por meio de um pictograma que aparece no painel de instrumentos ou no head-up display, o equipamento informa a hora certa para soltar o pé do acelerador ao se aproximar de uma situação específica (curva fechada, rotatória, redução no limite de velocidade, praça de pedágio, cruzamento com sinalização “pare” ou “dê a preferência”). Na motorização E-TECH Hybrid, o sistema é acompanhado da função de condução híbrida preditiva, que otimiza o trajeto no modo elétrico.

Outras tecnologias presentes são os sistemas MULTI-SENSE e 4CONTROL Advanced. A MULTI-SENSE Advanced oferece três modos de condução pré-programados: Eco, Comfort e Sport. Um quarto modo (Perso) permite personalização das regulagens. Já o pack Extended Grip oferece dois modos adicionais com aderência aumentada: um modo ‘Snow’ e um modo ‘All Roads’. O condutor pode passar de um modo para o outro a qualquer momento, inclusive via comando de voz por meio do Google Assistente. O Novo Austral também oferece uma função inédita para reduzir o consumo, recomendando proativamente a mudança para o modo Eco. Já o 4CONTROL Advanced é consiste em um atuador da direção no eixo traseiro, criando ângulo de giro de 5 graus nas rodas traseiras.

O sistema de automação do modelo inclui Active Driver Assist, que associa o Regulador de Velocidade Adaptativo com ‘Stop & Go’ (o carro reduz a velocidade ou para em função do movimento do veículo à sua frente), centralização na faixa de rodagem, sistema de geolocalização e mapas que permite adaptação ao traçado da pista, função câmera 3D com visão 360°, sistema de estacionamento totalmente automatizado, alerta de pontos cegos e de saída da faixa de rodagem, frenagem automática de emergência em marcha à ré, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de saída segura dos ocupantes e sistema de iluminação inteligente Matrix LED Vision.

Segurança passiva – Austral

Além dos dispositivos básicos que foram melhorados, a inclusão de um novo airbag entre os passageiros dianteiros tem o objetivo de evitar que as cabeças se choquem no caso de colisão lateral. Na versão E-TECH Hybrid, o Novo Austral conta com um acesso facilitado ao compartimento da bateria e QR code destinados às equipes de resgate, permitindo agilizar e melhorar as operações de socorro.

Conectividade – Austral

Conectado à nuvem, o sistema multimídia OpenR Link é integrado aos serviços e aplicativos Google, como GPS Google Maps, comando de voz integrado ao Google Assistente e loja de aplicativos Google Play. Assim como um smartphone, ele é controlado de forma intuitiva, oferecendo várias possibilidades de personalização.

Segundo a Renault, o Austral será comercializado a partir do quarto trimestre de 2022. Em sites da Renault de países europeus, como Portugal e França, ele já aparece no portfólio. Na escala hierárquica dos modelos, ele aparece no topo da lista, após o Arkana, um SUV híbrido que custa entre 34 mil e 40 mil euros.

A Renault não tem nenhum modelo híbrido no Brasil. A imprensa, como sempre, faz especulações e diz que o Austral ou o Arkana virão para o país. Como a Renault não fez nenhum pronunciamento sobre isso, só resta torcer. Com a inviabilidade de elétricos, é certo que a solução para nosso mercado ter modelos um pouco mais eficientes e menos poluidores passa, necessariamente, pelos híbridos.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail