Renault E-Tech traz Kwid elétrico e novos carros para 2023

e-tech

Compartilhe:

A Renault realiza, entre os dias 5 e 9 de setembro, o Renault E-Tech, evento de divulgação da estratégia da montadora para investimento em veículos elétricos. Um dos principais atrativos é o lançamento oficial e início das vendas do Kwid E-Tech, versão 100% elétrica do compacto mais “barato” que a empresa comercializa no Brasil desde 2017. 

Além disso, a Renault trouxe para exposição outros modelos que fazem parte da estratégia e também estarão disponíveis no Brasil: o Megane E-Tech, a van Master E-Tech e o Kangoo E-Tech . “Os três veículos chegarão no primeiro semestre de 2023”, promete a fábrica. A pré-venda do Kwid E-Tech começou em abril e, de acordo com a Renault, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou em apenas dois meses.

As notícias relacionadas a esses modelos não deixam de ser boas, mas é preciso lembrar que 750 unidades vendidas do Kwid E-Tech representam pouco diante dos números do mercado brasileiro, que no ano passado comercializou aproximadamente 2 milhões de veículos, entre carros e utilitários. De qualquer forma, o importante é começar as iniciativas para mudar o nosso cenário, diminuindo o protagonismo dos motores a combustão, e essa da Renault é louvável.

Com preço próximo de 150 mil reais (aproximadamente o dobro do seu “irmão” com motor a combustível), o Kwid E-Tech, pode ser carregado em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts, pesa 977 kg e tem autonomia de 298 quilômetros. De acordo com a Renault, o custo de um quilômetro rodado no modelo é de R$ 0,06, contra R$ 0,41 em um veículo térmico equivalente. Para compensar a diferença de preço entre as duas versões, considerando a economia de 35 centavos, o motorista do Kwid E-Tech precisa rodar cerca de 214 mil km com o carro.

O Megane E-Tech 100%, que de acordo com a Renault já está na casa das 30 mil encomendadas, tem motor com 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Sua autonomia é de 450 quilômetros e em um carregador rápido é possível abastecer o suficiente para 100 quilômetros em oito minutos. Já a Kangoo E-Tech 100% elétrica tem motor de 120 cv e autonomia de até 300 km.

 

 

 

Renault E-Tech traz Kwid elétrico e novos carros para 2023

 

Renault E-Tech traz Kwid elétrico e novos carros para 2023

 

 

 

Estratégia E-Tech em debate

Além de falar dos seus carros, a Renault incluiu na programação do Renault E-Tech painéis com os principais executivos do Renault Group para falar de temas como descarbonização na indústria, sustentabilidade, diversidade e inclusão – todos eles, bastante associados com a ideia de transformação do mundo à qual a eletrificação automotiva costuma ser associada.

Outro assunto da programação do E-Tech é a marca Mobilize, do Renault Group. Dedicada às novas tendências de mobilidade, ela oferece  serviços como financiamento, seguro, pagamentos, energia, manutenção e recondicionamento e tem foco em uma transição energética que o grupo alcance a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

Com mais de 10 anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos, a Renault diz ter mais de 450 mil veículos desse tipo circulando no mundo. Na Europa, a gama de veículos elétricos e híbridos representou 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre deste ano.

Apesar de serem todos muito bem vindos ao país, os veículos 100% elétricos parecem estar em um futuro distante para nós. Você consegue imaginar, caro leitor, a possibilidade de que muitos consumidores paguem (muito) cara para comprar carros que não poderiam, por exemplo, fazer uma simples viagem para o interior com tranquilidade porque precisariam fazer várias paradas em busca de uma tomada para abastecer?

Ao que tudo indica, nosso caminho passa primeiro pelos híbridos, que oferecem a opção de rodar apenas com o motor a combustão quando não for possível contar com a eletricidade. De qualquer forma, como dissemos, iniciativas como o Renault E-Tech ajudam a trazer o debate sobre o futuro e, principalmente, trazem informações sobre a eletrificação automotiva em suas muitas vertentes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Black Day Ford

Crasa realiza Black Day Ford no próximo sábado, dia 18

Disputando palmo a palmo o mercado em um segmento no qual os veículos começam na casa dos 220 mil reais e tendo a Toyota Hilux como principal rival, a concessionária Crasa, autorizada da Ford, não quer dormir no ponto. Depois de realizar um evento para aproximadamente 700 convidados, quando apresentou a picape Ranger 2024 através de uma pista para test-drives, a empresa agora vai focar mais no seu público-alvo. Black Day Ford acontece próximo de evento nacional do comércio Neste sábado (18) será realizado o Black Day Ford, ação que, de acordo com a Crasa, terá “ofertas especiais para as picapes Ranger e Maverick e para o SUV Bronco”. A

Ford Ranger

Crasa celebra liderança da Ford Ranger em outubro em Fortaleza

A concessionária Ford Crasa (uma das mais tradicionais do Ceará, com 58 anos de existência), comemora os números de vendas da Ford Ranger 2024 no mês de outubro. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, o modelo liderou as vendas em Fortaleza. Foram 33 unidades da Ranger emplacadas contra 21 da Toyota Hilux. Já em todo o Ceará, a picape japonesa liderou com 66 unidades emplacadas, e a Ranger foi a segunda com 50. É um feito importante para a Ford Ranger, considerando que a Hilux tem sido, tradicionalmente, a preferência dos consumidores nesse segmento. Além disso, mesmo

Test-drive da Ford Ranger 2024

A concessionária Crasa, autorizada da Ford no Ceará, promoveu o evento “Dia Raça Forte” no último dia 21 de outubro para apresentar oficialmente a picape Ford Ranger 2024. Realizado no Fazendinha Adventure Park, no Cumbuco (Região Metropolitana de Fortaleza), o evento reuniu mais de 700 convidados entre clientes, imprensa e influenciadores. A principal atração foi uma pista com vários obstáculos off road para test-drives de versões da Ranger e de outros dois modelos da montadora feitos para esse universo e que também estão sendo comercializados no Brasil: o Bronco e a Maverick Hybrid. Confira aqui o vídeo que fizemos com o test-drive com os carros. Todos os modelos impressionaram bastante

Baterias: cada vez mais importantes

Caro leitor, se você tem um carro com motor a combustão certamente sabe que ele tem uma bateria que garante o funcionamento de vários componentes elétricos. E se for mais atento e curioso sobre seu veículo, também sabe que essa bateria tem chumbo como um dos principais componentes. Mas sobre as baterias tracionárias, você já ouviu falar? Bem, com a tendência que parece irreversível do uso de motores elétricos, seja em carros 100% movidos dessa forma ou em sistemas híbridos, esse componente deverá ser citado com mais frequência. Por isso, vamos detalhar, a seguir, os principais tipos de baterias do segmento automotivo. Começando pelas baterias de chumbo-ácido, elas ainda são

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail