Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

Compartilhe:

o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs elétricos da fabricante alemã.

Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

A Audi apresentou ao mundo seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs elétricos da fabricante alemã. A gama compreenderá três versões de tração, duas como um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.

Ambos os modelos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019.  Os faróis são equipados com LED de série. PAra as luzes de condução diurna (DRL), o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.

Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável ao de um SUV de grande porte a combustão, uma vez que não há túnel central para o escapamento. No compartimento de bagagem, dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

Os modelos, têm painel de instrumentos digital e display central sensível ao toque. O volante também tem superfícies sensíveis ao toque que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

Os modelos elétricos também podem ser equipados com outra inovação como opcional: o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações em uma imagem virtual, que parece flutuar e é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista.

Os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.

A autonomia pode chegar até 520 km (de acordo com o ciclo WLTP) com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.

O Audi Q4 e-tron será lançado em junho 2021 nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron. Na Alemanha, os preços começam em 41.900,00 Euros para o Q4 35 e-tron.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail