Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

Compartilhe:

o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs elétricos da fabricante alemã.

Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

A Audi apresentou ao mundo seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs elétricos da fabricante alemã. A gama compreenderá três versões de tração, duas como um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.

Ambos os modelos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019.  Os faróis são equipados com LED de série. PAra as luzes de condução diurna (DRL), o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.

Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável ao de um SUV de grande porte a combustão, uma vez que não há túnel central para o escapamento. No compartimento de bagagem, dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, primeiros SUVs elétricos da Audi, vão ser lançados na Europa

Os modelos, têm painel de instrumentos digital e display central sensível ao toque. O volante também tem superfícies sensíveis ao toque que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

Os modelos elétricos também podem ser equipados com outra inovação como opcional: o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações em uma imagem virtual, que parece flutuar e é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista.

Os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.

A autonomia pode chegar até 520 km (de acordo com o ciclo WLTP) com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.

O Audi Q4 e-tron será lançado em junho 2021 nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron. Na Alemanha, os preços começam em 41.900,00 Euros para o Q4 35 e-tron.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Baterias: cada vez mais importantes

Caro leitor, se você tem um carro com motor a combustão certamente sabe que ele tem uma bateria que garante o funcionamento de vários componentes elétricos. E se for mais atento e curioso sobre seu veículo, também sabe que essa bateria tem chumbo como um dos principais componentes. Mas sobre as baterias tracionárias, você já ouviu falar? Bem, com a tendência que parece irreversível do uso de motores elétricos, seja em carros 100% movidos dessa forma ou em sistemas híbridos, esse componente deverá ser citado com mais frequência. Por isso, vamos detalhar, a seguir, os principais tipos de baterias do segmento automotivo. Começando pelas baterias de chumbo-ácido, elas ainda são

e-tech

Renault E-Tech traz Kwid elétrico e novos carros para 2023

A Renault realiza, entre os dias 5 e 9 de setembro, o Renault E-Tech, evento de divulgação da estratégia da montadora para investimento em veículos elétricos. Um dos principais atrativos é o lançamento oficial e início das vendas do Kwid E-Tech, versão 100% elétrica do compacto mais “barato” que a empresa comercializa no Brasil desde 2017.  Além disso, a Renault trouxe para exposição outros modelos que fazem parte da estratégia e também estarão disponíveis no Brasil: o Megane E-Tech, a van Master E-Tech e o Kangoo E-Tech . “Os três veículos chegarão no primeiro semestre de 2023”, promete a fábrica. A pré-venda do Kwid E-Tech começou em abril e, de

audi

Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

Ícone mundial do automobilismo de alta performance, a montadora alemã Audi anunciou que estará na Fórmula 1 a partir de 2026. Ao que tudo indica, a decisão tem a ver com a meta de associar sua marca com a série de novidades que a competição irá implantar a partir daquele ano, quando novas regras técnicas serão aplicadas para deixa-la mais sustentável. Dentre as mudanças previstas estão o uso de combustíveis sintéticos (hidrogênio, por exemplo) e motores híbridos. “Além disso, a Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030”, acrescenta a Audi, justificando seu interesse em fazer parte do desenvolvimento das novas tecnologias. Vale

novo c3

Novo Citroën C3 tem preço a partir de R$ 68.990 sem pintura metálica

“Acessível, inovador, prático, inteligente e com atitude SUV”. Foi assim, sem economizar nos adjetivos e juizos de valor (como é típico das montadoras), que a Citroën anunciou a chegada do novo C3, sobre o qual já falamos. Primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o carro representa, segundo a fábrica, uma “nova fase” sua no Brasil depois de uma trajetória meio errática que deixou seus carros com fama de caros e complicados de manter. Um dos destaques dados pela Citroën é que o novo C3 está posicionado na faixa de preço próxima de modelos menores, mas com um porte que o aproxima um

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail