Fórmula 1 – veja detalhes técnicos das mudanças para temporada 2022

Fórmula 1

Compartilhe:

Fórmula 1

Um laboratório para o automobilismo mundial, a Fórmula 1 é responsável por várias inovações que hoje equipam carros de passeio. Dentre elas estão, por exemplo, o computador de bordo, a suspensão ativa, a transmissão automatizada e as carrocerias com fibra de carbono. Mas como sempre acontece em ambientes com muito experimentalismo, existem criações que podem não dar muito certo e acabam sendo abandonadas ou tendo seu uso adiado.

Um exemplo disso pode ser citado entre o conjunto de mudanças da competição de 2022, em relação às regras da temporada do ano passado. A organização definiu que a partir de 2026 os motores dos carros irão abolir uma unidade chamada MGU-H (a sigla vem de Motor Generator Unit – Heat), cuja função é gerar energia elétrica a partir do calor do escapamento para alimentar um motor elétrico e, com isso, aumentar a potência total do veículo. Se você quiser saber mais sobre o módulo, a Mercedes-Benz foi uma das equipes que o desenvolveu bem.

Esse módulo começou a ser desenvolvido a partir de 2014 quando, pressionada pela onda ambientalista mundial que tem os motores a combustão entre os grandes vilões do planeta, a Fórmula 1 implantou a tecnologia híbrida em seus modelos de corrida, para que eles se tornassem menos poluentes. Mas o uso do MGU-H foi abolido por ser complexo, caro e deixar as equipes em condições desiguais, já que algumas souberam desenvolver e usá-lo muito bem, e outras não tiveram o mesmo sucesso.

Com isso, já a partir de agora as atuais equipes não precisam mais gastar pequenas fortunas em estudos com o MGU-H. E a organização da Fórmula 1 espera atrair novas grandes marcas para participar de suas corridas, agora que elas sabem não ser mais preciso esse investimento. Em médio prazo, a partir da temporada deste ano, a expectativa é aumentar o número de competidores e deixa-los em situação mais equilibrada e com menos custos.

Também pensando na competitividade, a Fórmula 1 decidiu, já para a temporada de 2022, alterar o design dos carros – especialmente as peças que mais influenciam a aerodinâmica. Começando pela asa dianteira (aquele “bigode” bem característico dos carros), ela foi projetada para ser mais simples que a do carro antecessor, com placas terminais mais altas, mas com elementos menos complexos.

O principal objetivo da mudança é erradicar um fenômeno chamado “vórtice Y250”. Trata-se de um fluxo de ar intencionalmente direcionado para as laterais do carro com o objetivo de evitar que ele vá para espaço entre o piso e o solo, o que prejudica a aderência e a estabilidade. Esse direcionamento, no entanto, acabava criando uma corrente de ar na traseira, prejudicando o desempenho na corrida. Vale ressaltar que com o fim desse fluxo para as laterais, elas próprias deixaram de existir nos carros, da forma que eram. Com o regulamento de 2022, esses componentes da carroceria passaram a ser proibidos.

Fórmula 1 - veja detalhes técnicos das mudanças para temporada 2022

Na asa traseira, também houve mudança com o objetivo de evitar fortes fluxos de ar. Por isso, as placas que formam a peça passaram a apresentar ângulos mais suaves (ao invés dos anteriores, que eram em torno de 90 graus). Isso reduziu a quantidade de fluxo nos cantos da asa, fenômeno que trazia muito “ar sujo”, nome dado à turbulência que o carro leva para o competidor que está atrás. Esse “ar sujo”, diminuía as chances dele fazer uma ultrapassagem – o que prejudicava a competitividade.

Já em relação à parte de baixo do carro, saiu o piso reto, usado na temporada 2021, e entraram dois túneis que criam áreas específicas para a passagem do ar, fazendo com que ele acelere e crie uma zona de baixa pressão que puxa o carro para baixo. Isso aumenta o desempenho e também ajuda o carro de trás, dispersando melhor o ar.

Por uma Fórmula 1 menos poluente

Por fim, para seguir dando satisfação à sociedade em relação ao meio ambiente, a Fórmula 1 resolveu aumentar o percentual de combustível sem origem no petróleo que é usado pelos motores. Até 2021, 5,75% do que era queimado vinha de biocombustível. Para este ano, serão 10% de etanol na mistura. Além disso, os modelos seguem com a tecnologia híbrida através de um motor elétrico sendo alimentado pela energia dos freios, a exemplo do que acontece nos carros de passeio.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail