Ford anuncia investimentos para aumentar integração de carros e smartphones

Compartilhe:

A Ford está investindo em novos aplicativos para uso com o sistema de conectividade SYNC 3, que equipa os veículos da marca. Disponíveis inicialmente para o mercado norte-americano, os apps visam a facilitar a vida do motorista com diversos recursos. Eles vão desde o pagamento de combustível sem sair do carro até emparelhar o mapa de navegação de um smartphone ou mesmo reduzir o custo do seguro. As novidades foram apresentadas durante a CES, feira de tecnologia realizada na primeira semana de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. A má notícia é de que as novidades valem apenas para os Estados Unidos. A Ford não informou se e quando elas chegarão ao Brasil.

A criação dos aplicativos é incentivada dando a programadores de todo o mundo acesso às ferramentas do Ford Developer Program. Uma das mais recentes propostas implementadas foi a integração do assistente digital IBM Watson ao sistema SYNC, com comandos de voz. O IBM Watson é um assistente pessoal que responde perguntas, usando processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, para organizar grandes quantidades de dados não estruturados.

Controlado por comandos de voz, pelas teclas na direção ou pela tela do painel, o aplicativo é capaz de responder a perguntas do motorista, como “Qual a previsão do tempo?”, “O que há na minha agenda?”, ou “Onde fica o restaurante mais próximo?”. Também monitora o combustível do veículo e, quando o nível está baixo, gera um alerta e sugere os postos mais próximos. Além disso, conta com recursos de aprendizado de máquina que tornam as respostas mais eficientes ao longo do tempo. “Os assistentes digitais são uma grande tendência porque proporcionam comodidade no veículo, permitindo que o motorista mantenha os olhos na pista e as mãos no volante”, diz Doug VanDagens, diretor de Veículos e Serviços Conectados da Ford.

Funcionalidades dos novos aplicativos dos carros da Ford

Pagamentos móveis
Usando o Speedpass+ da ExxonMobil, sistema de pagamento automatizado agora disponível para o Ford SYNC 3, o motorista pode procurar os postos mais próximos e pagar pelo combustível usando o comando de voz.

Navegação
Projeta o aplicativo de navegação Sygic do smartphone na tela do SYNC 3. Com o telefone pareado ao veículo via cabo USB, o aplicativo é projetado automaticamente na tela do veículo e vinculado ao comando de voz. Sua maior vantagem é evitar que o motorista tenha de segurar e olhar para o celular ao dirigir.

Seguro baseado no uso
O aplicativo de smartphone DriverScore cria uma pontuação personalizada do motorista com base no seu comportamento na direção. Se o usuário permitir, o algoritmo do aplicativo acessa os dados do veículo para analisar o seu padrão, considerando a velocidade, aceleração, frenagem, localização e hora do dia.

Wearables
Os usuários dos relógios inteligentes Samsung Gear S2 e S3 em breve poderão integrar seus smartwatches com o sistema Ford SYNC para monitorar o veículo estacionado. O recurso funciona como um assistente digital. Ele permitirá, por exemplo, marcar a localização do veículo ao estacionar e mostrar o caminho de volta. Outro recurso é o envio de alertas de segurança em intervalos convenientes, diretamente no pulso.

Música “streaming”
A Dash Radio – plataforma digital de rádio – estará disponível em breve por meio de um aplicativo no SYNC. Funcionando 24 horas por dia sem comerciais e gratuitamente, a Dash Radio reúne mais de 80 estações e mais de 300 DJs.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail