Cem anos de inovação: conheça carros-conceito que marcaram a trajetória da BMW

BMW

Compartilhe:

Uma das maiores e mais importantes empresas automobilísticas do mundo, a alemã BMW tem muita história para contar sobre os modelos e tecnologias que desenvolveu ao longo de sua história. Desde o surgimento da marca, há exatos 100 anos, algumas das tecnologias desenvolvidas em seus modelos conceituais foram incorporadas aos veículos usados pelos consumidores e outros deram a versões que circulam ou irão circular nas ruas nos próximos anos. Confira os carros-conceito mais relevantes da história da empresa:
BMW

BMW Turbo 1972

Lançado em 1972, como parte das celebrações dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha), o Turbo chama a atenção pelo desenho que influenciou fortemente o cupê esportivo M1, lançado anos depois e considerado um dos carros mais icônicos da BMW. O Turbo traz um motor 2.0 litros, de quatro cilindros e 200 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.

 

BMW

BMW E1 1991

Quase 20 anos após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW mostrou, em 1991, o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre uma estrutura de alumínio. O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.

 

BMW

BMW X Coupé Concept 2001

Revelado no Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4. Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.

 

BMW

BMW H2R 2002

Além do visual insólito, que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos ou quase nada poluentes. Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina. O conjunto atinge 232 cv de potência e leva o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho, ele conta com carroceria de fibra de carbono. O H2R bateu nove recordes de velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de Miramas, na França.

 

BMW

BMW Concept Coupé Mille Miglia 2006

Antes mesmo do surgimento dos conceitos Hommage, a BMW mostrou em 2006 um modelo que celebra o sucesso alcançado nas pistas pelo 328 Mille Miglia Touring Coupe na edição de 1940 da prova de longa duração italiana Mille Miglia. Apesar da aparência vintage, o protótipo traz carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e um moderno motor de seis cilindros, 3.2 litros e 343 cv, herdado de um conversível Z4.

 

BMW

BMW GINA Light Visionary Model 2008

Concebido pelo designer Christopher Bangle e revelado em 2008, o protótipo trazia um conceito revolucionário e, no mínimo, inusitado: em vez de metal, ou algum material rígido, sua carroceria era feita de tecido. E por conta deste detalhe surpreendente, o GINA – sigla em inglês para Geometria e Funções para Inúmeras Adaptações (Geometry and Functions In “N” Adaptions) – é capaz de mudar sua forma de acordo com os gostos e necessidades do motorista. Para que isso ocorra, basta acionar um conjunto de motores eletro-hidráulicos que ficam literalmente debaixo do pano. O chassi do modelo é composto por cabos de alta resistência e tiras de fibra de carbono. Outro detalhe interessante: os faróis abrem-se como olhos quando acesos e fecham ao se apagarem.

 

BMW

BMW Vision Efficient Dynamics 2009

De linhas ousadas e futuristas, o Vision reúne em um único esportivo-conceito todas as inovações voltadas para a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes. Mostrado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2009, o protótipo vem equipado com um sistema híbrido de propulsão capaz de gerar 356 cv de potência e 81,6 kgfm de torque. Este conjunto agrega um motor turbodiesel de três cilindros e 1.5 litro, responsável por acionar as rodas traseiras, e um motor elétrico capaz de acionar os dois eixos, proporcionando tração integral, quando o motor a combustão estiver desligado. O Vision é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 s.

 

BMW

BMW 328 Hommage 2011

Foi a forma que a BMW encontrou para homenagear modelos consagrados do passado e celebrar as origens da marca, com aparência inspirada nos modelos originais. E entre os principais representantes desta família estão o M1 Hommage (2008), revelado em comemoração aos 30 anos de lançamento do BMW M1; o 328 Hommage (2011), uma reinterpretação moderna do roadster 328, um dos mais célebres da BMW; o 3.0 CSL Hommage (2011), inspirado no cupê de construção leve da década de 1970; e mais recentemente o 2002 Hommage (2016), apresentado em maio e que remete ao clássico 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor de série, lançado em 1973.

 

BMW

BMW VISION NEXT 100 2016

Revelado em março deste ano, como parte das celebrações do centenário da BMW, o veículo traz para a realidade o que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com a elegância dinâmica de um sedã. No entanto, longe de ser apenas um simples veículo de transporte, trata-se de um automóvel altamente personalizável e que está perfeitamente em sintonia para atender às necessidades de quem estiver ao seu comando. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema batizado de “Alive Geometry” ou “Geometria Viva”. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que seu interior pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail