Test-drive da Amarok V6 3.0 Turbo: desempenho de carro esportivo

Amarok V6

Compartilhe:

É fato conhecido por todos que as picapes ditas médias (mais adequado chamá-las de grandes, porque a cada ano elas ficam maiores) são, para a esmagadora maioria dos usuários, vistas e usadas mais como carros de passeio do que como utilitários. Não é à toa que elas oferecem versões com equipamentos como sistemas multimídia integrados com o smartphone, câmbio automático e vários outros itens de conforto. A Amarok V6 versão Highline (uma abaixo da topo de linha, que é a Extreme), que tivemos oportunidade de conhecer e guiar pelas ruas de Fortaleza durante alguns dias, não foge a essa regra. Merece ser chamada de carro, porque, tirando características como a altura e o generoso espaço interno, que são típicas de um SUV, ela é um veículo que oferece muita comodidade para rodar no ambiente urbano.

Começamos destacando o fato de que o motor 3.0 turbo a diesel praticamente não é notado dentro do carro. Para ouvi-lo, é preciso acelerar forte, desligar o som e apurar um pouco os ouvidos. Outro detalhe é o conjunto de sensores de estacionamento distribuídos na frente e na traseira e a câmera de ré, que ajudam (e muito) a colocar o modelo em qualquer lugar sem medo.

Uma característica histórica dos modelos Volkswagen é o torque elevado. Qualquer pessoa que tenha guiado um veículo da marca e atentado para isso vai lembrar que os veículos são ágeis e respondem bem ao toque do acelerador, desenvolvendo rapidamente mesmo com o motor em rotações não muito altas. Pois também nisso a Amarok se assemelha aos demais carros de passeio da montadora alemã.

Motor é o grande destaque da Amarok V6

A despeito do tamanho gigantesco, típico de um veículo do seu segmento, a disposição do motor faz com que a Amarok saia da inércia de uma forma que impressiona bastante. Destacamos aqui que são da picape da Volkswagen a maior potência e o maior torque entre as quatro picapes mais vendidas no mercado (em ordem de vendagem, elas são a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. A Amarok está em quarto lugar).

Também é uma característica só da Amarok a transmissão automática de oito velocidades. Os câmbios das demais picapes concorrentes têm seis velocidades. Além de ajudar a poupar combustível, este número de marchas também influencia a agilidade do motor, permitindo que o motorista já comece a ter um bom torque com apenas 1.500 rpm. Graças a esse conjunto, para motorista e passageiros uma das características que chama a atenção na Amarok é que, com um toque mais forte no acelerador, o turbo do motor age e o carro voa baixo, jogando as costas de todos contra os encostos dos bancos. A sensação, realmente, é de estar guiando um carro de passeio esportivo.

Em relação aos itens de conforto, a Amarok não fica a dever a nenhum sedan de luxo – outro tipo de veículo que é uma espécie de fetiche da classe média brasileira como símbolo de status. Para citar alguns dos equipamentos que a versão Highline oferece, ela vem com ar condicionado digital de duas zonas, piloto automático, sistema de navegação, equipamento de som e mídia com conexão para smartphones, sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis quando detectada baixa luminosidade), volante multifuncional em couro com “shift paddles”, tração 4×4 permanente com distribuição da força entre os pneus controlada eletronicamente e bancos dianteiros com ajustes elétricos para motorista e passageiro.

Com pouco tempo de mercado, em relação aos concorrentes (foi lançada em 2010), a Amarok, como dissemos, ocupa a quarta posição no mercado. Ultrapassou concorrentes mais antigas e tradicionais, como a Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier. Claro que conta a força da marca Volkswagen e sua extensa rede no Brasil. Mas é preciso reconhecer que a existência de versões com o bom motor V6 3.0 turbo ajudam o veículo a ter esses desempenho.

Muitos brasileiros gostam de carros com motor potente e ágil – até mesmo entre os consumidores de modelos 1.0 essa característica é valorizada. A Amarok V6 que guiamos, com suas características de sedan de luxo esportivo, certamente contribui para reforçar a imagem picape em suas várias versões.

 

Preço da Amarok V6 Highline: a partir de R$ 187.990,00

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail