Citroën inicia fabricação do novo C3

C3

Compartilhe:

A visita feita nesta sexta-feira, dia 18, do CEO Carlos Tavares e de diretores da Stellantis (grupo que engloba marcas de montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) à fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, marcou o início da produção em série do novo Citroën C3. Segundo a empresa, o modelo será o primeiro de uma família de três veículos projetados para os consumidores do Brasil e demais países da América do Sul.

O modelo foi desenvolvido na região e contou com o trabalho de uma equipe de profissionais do Brasil, da Argentina e da França. “Com muita versatilidade e personalidade, o Novo C3 chegará em breve aos mercados brasileiro e sul-americano com atributos muito atraentes, como uma excelente altura livre do solo e uma posição alta para o motorista, além do conforto característico da Citroën e um dos melhores espaços internos do segmento. Sua concepção foi cuidadosamente pensada para oferecer um veículo com muita qualidade, conectividade e, principalmente, um veículo acessível no segmento B-hatch” diz a Stellantis, sem economizar nos adjetivos para o seu produto, como é de praxe.

Segundo Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, o novo C3 é um dos mais importantes lançamentos, dentro da estratégia da empresa para a região. O modelo inaugura, na fábrica de Porto Real (unidade que produz carros da Peugeot e da Citroën), uma variante da plataforma CMP (Common Modular Platform). A plataforma modular, explica a Stellantis, consiste em conjunto formado por piso, chassi e sistemas de propulsão e arquitetura básica para instalações elétricas e eletrônicas. Ele representa cerca de 60% do custo dos materiais do automóvel, e usar uma plataforma comum a vários modelos traz mais eficiência no processo de produção e menos custos.

C3 e outros modelos trazem investimento de R$ 220 milhões 

A plataforma CMP é a base para os veículos dos segmentos B e C dos carros da Peugeot e da Citroën. Para quem não conhece essa classificação, o segmento abrange modelos cujas medidas exteriores estão entre 3,6 e os 3,9 metros de comprimento, como os hatches compactos. Já o segmento C engloba aqueles com medidas 4 e 4,3 metros, como Honda Civic, Toyota Corolla, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.

A fábrica de Porto Real passou por mudanças para receber a nova plataforma e contou com investimentos de mais de R$ 220 milhões. Entre as evoluções aplicadas podem ser citadas a instalação de novos robôs e um “processo flexível que permitirá a produção do novo Citroën C3 e ainda favorecerá os atuais modelos fabricados na unidade”, diz a Stellantis.

C3

Por fim, a empresa informou que a variante da plataforma CMP será a base do projeto C-Cubed, um conjunto de três novos veículos previstos para o mercado sulamericano. Resta saber se os modelos serão apenas fabricados no Brasil para exportação ou para vendas também por aqui, já que a Citroën, hoje, só comercializa no mercado nacional o C4 no segmento de carros de passeio.

Na vizinha Argentina, por exemplo, o portfólio do site oficial tem cinco opções: C3, C4 Cactus, C4 Lounge, C5 Aircross e Berlingo. Esse detalhe evidencia uma trajetória um tanto errática da Citroën no Brasil. Já tivemos por aqui um bom momento para o C3 e para a minivan Picasso. Depois foi a vez do Aircross, mas o fato é que a montadora hoje não tem mais a mesma representatividade. Pode ser que o novo C3 seja o início de um retorno aos tempos mais áureos da marca. Resta esperar. A Stellantis não informou a chegada do carro às concessionárias, limitando-se a dizer que será “em breve”. Mas como a produção já começou, dá para estimar que será ainda em 2022.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail