Combustível aditivado: saiba mais sobre ele

Compartilhe:

Shell V-Power, Ipiranga DT Clean, Petrobras Grid, Ale Plus. Todas as grandes redes de postos têm um combustível aditivado. No entanto, ao contrário do que sugerem nomes como “Power” e “Grid”, usados por Shell e Petrobras, por exemplo, uma gasolina aditivada não vai transformar o carro em um bólido de corridas.

A função dos aditivos é ajudar a manter componentes do motor livres de resíduos. Pelo menos em parte, já que é difícil deixar tudo 100% puro. Esses resíduos são resultantes do processo de funcionamento do motor ao longo dos anos. E eles podem afetar peças como bicos injetores, pistões e outras partes internas que estão envolvidos no processo de queima de combustível e da movimentação que vai impulsionar o veículo.

 

O combustível aditivado pode fazer a diferença para alguns componentes
Veja a diferença entre uma peça coberta de resíduos e uma limpa

 

Apesar de não serem explicitamente recomendados pelas montadoras, os combustíveis aditivados tampouco são desaconselhados por elas. Consultamos alguns manuais e vimos que em alguns casos não há nem referência ao tipo de gasolina ou álcool usados.

Encontramos apenas recomendações de que o combustível pode ser aditivado, desde que seja de qualidade e dentro das especificações estabelecidas pelos órgãos de controle do País. Mas você sabe como usar esse tipo de combustível da forma correta? Confira algumas dicas que reunimos com base em informações fornecidas pela Shell:

Grau de pureza

Sobre esse tema, é preciso ressaltar que a única diferença entre o combustível aditivado e o “comum” é a adição de produtos químicos que servem como detergentes e anticorrosivos. Como o próprio nome diz, são elementos apenas adicionados, que não alteram a composição química original. O que define a qualidade da gasolina, na verdade, é o processo de refinamento. É nele que o teor de pureza é definido.

 

Aumento de potência

– Em relação a um suposto “poder” da gasolina aditivada de aumentar a potência do motor, saiba que ele não existe. Como dissemos, os aditivos servem para limpar o sistema de injeção e componentes como válvulas e pistões e proteger contra a corrosão. Isso pode até trazer um melhor rendimento do motor, mas não diferenças significativas no desempenho. O que traz esse benefício são as gasolinas com maior octanagem. Exemplos delas são a Shell V-Power Racing e a Petrobras Podium.

Falhas no motor

Colocar combustível aditivado em um veículo que só usa o tipo “comum” há vários anos não irá causar, necessariamente, problemas de funcionamento no motor. Mas há o risco de que fragmentos de sujeira que estejam acumulados se soltem após a ação dos aditivos. E eles podem acabar indo parar em algum compartimento. Por isso, o ideal é fazer manutenções preventivas, levando o carro para revisões. Esse cuidado irá permitir saber o real estado do motor e com isso o mecânico poderá dizer se há ou não risco no uso de combustível aditivado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Volvo XC70

Volvo XC70: conheça a tecnologia do carro elétrico com autonomia estendida

Volvo XC70 – Em um país de infraestrutura deficiente de recarga de veículos elétricos como o Brasil, as montadoras estão se desdobrando para trazer modelos com grande autonomia, que garanta viagens longas (entre diferentes cidades, por exemplo), sem necessidade de muitos reabastecimentos. Muito se tem falado nos híbridos que têm motor a combustão como o principal e o elétrico como auxiliar. Mas começa a ficar mais conhecida outra alternativa que faz o contrário: o carro é movimentado somente por propulsão elétrica, mas é colocado um motor pequeno a combustão apenas para recarregar as baterias. É o tipo de sistema chamado de autonomia estendida. E o mais surpreendente é que a

carga ultra rápida

Carga ultra rápida: sistema da BYD permite 400 km de autonomia em 5 minutos

Carga ultra rápida – um dos maiores desafios da mobilidade elétrica, o armazenamento de energia das baterias segue trazendo surpresas. A chinesa apresentou no Salão do Automóvel de Xangai 2025 os modelos HAN L EV e TAN L EV, que receberam a certificação “Estrela de Recarga Ultrarrápida” do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China (CATARC). Segundo a montadora, os novos veículos elétricos foram construídos sobre a e-Platform 3.0 Evo e receberam o reconhecimento graças à sua capacidade de carga ultra rápida 10C. A BYD destaca que esse patamar representa “o maior índice de potência de carregamento em produção no mundo, com 1000 kW (1 MW). Esses veículos suportam

60 anos da TV Globo

Nos 60 anos da TV Globo, VW mostra carros usados em novelas

A Volkswagen do Brasil resolveu aproveitar uma marca histórica para o Brasil, que são os 60 anos da TV Globo, para lembrar sua relação afetiva com os consumidores do País e, ao mesmo tempo, apresentar seu mais novo modelo, o SUV Tera.  Com um projeto que vai ao ar nos intervalos de todas as novelas do dia, o filme apresentado revive momentos da teledramaturgia em que diversos modelos da montadora estiveram presentes, ao longo dessas seis décadas. “Com essa seleção histórica, e ao mesmo tempo inédita, a Volkswagen do Brasil convida o público a revisitar cenas emblemáticas, destacando a parceria de longa data com a emissora”, diz a empresa. Além dos

ex30

Volvo Cars inicia produção do SUV 100% elétrico EX30 na Europa

EX30 – Parece que a nova configuração mundial, em que a China se destaca cada vez mais no setor automotivo – especialmente na mobilidade elétrica, está fazendo o mundo desenvolvido tomar seus cuidados. A sueca Volvo anunciou o início da produção do SUV compacto EX30, que é totalmente elétrico, na fábrica que a empresa tem na Bélgica. Lançado no fim de 2023, o modelo era produzido apenas em uma das plantas da Volvo no país asiático. No entanto, com a briga de tarifas que o presidente Estados Unidos, Donald Trump, criou com os chineses, o comércio mundial passou a lidar com várias incertezas. “A Volvo Cars continua a diversificar ainda

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail