Test-drive: Uno Way, um compacto com acessórios de “premium”

Compartilhe:

Uma das características da Fiat, no Brasil, é a capacidade de criar várias versões de seus modelos, colocando neles características e itens de conforto e tecnologia que, em geral, não estão presentes em concorrentes da mesma categoria – ou sequer têm concorrentes, em um primeiro momento. Foi assim, por exemplo, quando ela lançou o Uno Mille, que ficou conhecido como primeiro 1.0 genuíno do mercado. Ou o sistema Start/Stop, recurso tecnológico de carros do chamado segmento “premium” que aparece em algumas versões do novo Uno.

uno2Fizemos essa introdução para contextualizar o Uno Way, modelo que tivemos oportunidade de guiar. Uma das versões do Novo Uno 2016 (na nomenclatura adotada pela Fiat, há o Uno 2016 e o Novo Uno 2016. Os carros têm diferenças) com muitos acessórios – alguns de série, outros opcionais – e design e acabamento caprichados, o veículo, dependendo da configuração escolhida, não fica a dever, em muitas características, a carros de categorias superiores.

Começando pelo design, o carro que guiamos veio equipado com o Kit Black&White de personalização, um opcional que traz ambiente interno na cor preta com detalhes em cor no volante e no quadro de instrumentos e uma faixa horizontal no painel com material suave ao toque. Todo esse conjunto resulta em um habitáculo bastante agradável e harmonioso.

Ainda sobre o acabamento, segundo a Fiat todas as versões do Novo Uno 2016 ganharam um tratamento acústico que as deixou mais confortáveis, em termos de ruído interno. Pudemos comprovar o resultado dessa medida. O modelo que guiamos também agradou nesse quesito.

Há outros itens de série presentes no Uno que guiamos e que lhe dão um ar de modelo de categorias superiores: Lane Change (um leve toque na alavanca da sinaleira aciona a função, fazendo piscar por cinco vezes) e Emergency Stop Signaling (ESS – em uma freada mais brusca, luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio, para aumentar a segurança).

uno1Outro ponto positivo do Uno Way é que também na parte exterior ele tem “jeitão” de carro maior do que é de fato, por causa de acessórios como frisos emborrachados nas portas e nos paralamas, faróis com máscara negra e rack no teto, que lhe dão um porte mais imponente. Um detalhe que observamos no trânsito – todos sabemos que, no Brasil, os motoristas não são muito cordiais e o respeito varia de acordo com o status do nosso carro – é que ele se impôs sempre muito bem, levando poucas fechadas. Também ouvimos comentários, principalmente femininos, sobre a beleza e a imponência do design.

Na condução na cidade, o modelo que guiamos era equipado com o opcional câmbio Dualogic Plus. Esse é um recurso que merece destaque. Para começar, ele elimina de vez a desnecessária alavanca do câmbio e a troca por um conjunto de cinco botões: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva.

A operação do câmbio é extremamente simples. Para ligar o carro, não precisa apertar nada. Já com o motor funcionando, é só apertar o D e acelerar. Para a ré, o R. A tecla S, vale ressaltar, pode ser acionada a qualquer momento e faz uma alteração substancial no comportamento do carro. Além de efetuar as trocas em rotações mais altas, ela o deixa notadamente mais ágil no trânsito. Ideal para ser usada em um dia com mais pressa e com ruas desertas. Já no dia-a-dia, no trânsito congestionado da cidade, o modo normal atende perfeitamente a demanda.

Por todos esses detalhes que enumeramos, o Uno Way é um veículo para quem deseja pagar um pouco mais por um carro compacto que tem tradição de robustez e bem equipado, ao invés de escolher um modelo maior e mais “pelado” de itens de conforto e tecnologia.

Preço (valor fornecido pela concessionária local responsável pela cessão do carro): R$ 51.596 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail