Test-drive: Saveiro 2017 versão top de linha Cross com cabine dupla e motor de até 120 cv

Compartilhe:

Em disputa acirrada com a Fiat Strada, a picape Saveiro tem, a seu favor, um projeto mais novo que a concorrente derivada do Palio. E como esse projeto é mais moderno, facilita inovações como a versão 2017, que tivemos oportunidade de guiar por alguns dias. Assim como o Gol e o Voyage, a Saveiro 2017 passou por consideráveis mudanças e ficou mais requintada e – importante – conectada com um novo sistema compatível com dispositivos Android e iOS.

O modelo que guiamos foi o top de linha Cross Cabine Dupla equipado com todos os opcionais possíveis (entre os principais estão sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular. O sistema infotainment com tela sensível ao toque e navegação por GPS, outro importante recurso presente, é item de série nessa versão.

Saveiro 2017As renovações pelas quais a Saveiro, junto com Gol e Voyage, passaram na versão 2017, se mostram positivas na picape, assim como aconteceu com seus “irmãos”. Ela é um veículo confortável e silencioso para rodar na cidade e com tecnologia suficiente para garantir a comodidade de quem hoje não vive sem a presença do smartphone. A conexão com o celular é bastante simples, basta ligar o aparelho via cabo USB e o reconhecimento se dá rapidamente.

Para quem tem iOS, a lista de aplicativos que aparece no visor do sistema do automóvel é bastante considerável. Já para os dispositivos Android há menos opções. Esse, no entanto, não tem qualquer relação com o equipamento da Saveiro e sim com os desenvolvedores do sistema do Google, que precisam disponibilizar mais opções para seus usuários. De qualquer forma, é provável que novas atualizações venham em breve. E os proprietários da picape já terão um veículo preparado para isso.

Mantendo uma tradição já antiga dos carros Volkswagen, a Saveiro que guiamos apresentou um conjunto câmbio-motor que resulta em um veículo bastante ágil. A alavanca pequena e de marchas curtas facilita as trocas. E o motor 1.6 MSI, com potência máxima de 120 cv com etanol e 110 cv com gasolina, com a carroceria leve do veículo (guiamos a Saveiro sempre com a caçamba vazia), anda muito bem. A montadora informa que o torque máximo do veículo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm, mas a resposta vem ao menor toque do acelerador mesmo em rotações mais baixas como 2.000 rpm.

No quesito comodidade, a tela touchscreen de 6,33 polegadas e alta resolução do sistema de áudio e multimídia representa uma nova tendência de integração entre os smartphones e os automóveis. Com boa sensibilidade, ela já lembra a agilidade de manuseio dos celulares modernos, permitindo, por exemplo, expandir e contrair imagens. Além disso, apresenta fácil visibilidade mesmo exposta ao intenso sol de meio-dia nordestino (veja vídeo abaixo com visão geral sobre o modelo).

 

 

Outro recurso que agradou foi o piloto automático. Ele costuma estar presente em veículos com câmbio também automático. A Saveiro 2017 não oferece esse tipo de transmissão nem a automatizada. Mesmo assim, o piloto automático funciona muito bem com o câmbio manual.

Saveiro 2017

Seja como veículo urbano ou para estradas de terra, a Saveiro é uma boa opção. Com a paixão dos brasileiros por esse tipo de veículo, mais versátil, mais robusto e mais alto, não é difícil entender porque ela é um sucesso de vendas. Para melhorar ainda mais para os consumidores, uma versão de cabine dupla com entre-eixos um pouco maior e quatro portas seria perfeita. Certamente teria muita gente interessada, por todas as características da picape que enumeramos aqui e por seu preço acessível, em relação às alternativas disponíveis no mercado.

Ficha técnica – Saveiro 2017

Motor
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 110cv (G) / 120cv (E) – 5.750 rpm
Torque máximo 15,8kgfm (G) / 16,8Kgfm (E) – 4.000 rpm
Direção
Direção Hidráulica
Transmissão
Tipo Manual de 5 velocidades
Rodas
Aros 6Jx15
Pneus 205/60 R15
Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiro Disco
Dimensões
Comprimento 4.497 mm
Distância entre-eixos 2.753 mm
Largura (sem / com espelho retrovisor) 1.728 / 1.893 mm
Altura 1.553 mm
Peso em ordem de marcha 1.129 kg
Carga útil máxima 611 kg
Compartimento de carga 580 l
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,5s (G) / 10s (E)
Velocidade máxima 178 Km/h (G) / 181 km/h (E)

Preço (versão com pintura sólida e todos os opcionais disponibilizados pela fábrica) R$ 74.675,00

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail