Test-drive – Audi TT: modelo que merece ser chamado de superesportivo

Compartilhe:

Em nossa experiência de vários anos no jornalismo automotivo, os modelos guiados costumam chamar a atenção por aspectos negativos e positivos. Essa ordem é subvertida, no entanto, quanto se tem nas mãos um carro que está longe de mediano como o esportivo TT, que tivemos oportunidade de conduzir por alguns dias por Fortaleza e por estradas cearenses. Se a marca Audi já é um símbolo de extremo apuro no processo de concepção e fabricação de um carro, o TT é uma espécie de modelo que a montadora, se fosse uma grife de moda, levaria para desfilar nas passarelas.

Falando em desfile, andar com o carro pelas ruas ou estradas transforma automaticamente o motorista em centro das atenções. Com suas linhas expressivas, teto baixíssimo e os pneus aro 19 da versão Ambition  com o pacote opcional Advanced (o carro é comercializado em duas opções, veja preços no fim da matéria), o TT pode ser definido como um show de design automotivo em movimento.

Na cidade, o ronco do motor e a disposição do carro ao menor toque do acelerador são um convite para ignorar as lombadas eletrônicas. Mas conseguimos nos conter e esperar pelo fim de semana, quando foi possível colocar o carro na estrada. Mais precisamente para uma viagem de um dia para as cidades de Baturité, Guaramiranga e Pacoti, a pouco mais de 100 km de Fortaleza.

É na reta livre que o TT mostra a que veio. Apesar as limitações das nossas estradas, que em nada lembram as autobahns alemãs (onde os motoristas devem experimentar uma indescritível diversão com o carro), pudemos pisar mais forte e ver algumas características do esportivo. A primeira é a sensação no corpo causado pelo impulso do motor turbo, muito semelhante à que se tem quando um avião decola. A outra é a impressionante aderência do veículo ao solo, que parece ser diretamente proporcional à velocidade. Quanto mais rápido anda, mais seguro o TT parece ser, por incrível que pareça.

Como fomos para a serra, tivemos oportunidade de subir e descer em estradas sinuosas, repletas de curvas fechadas. A parte mais emocionante, mais uma vez, se deu na parte perigosa, ou seja, na descida. O carro não inclina nas curvas e nem se ouve sequer o atrito dos pneus no asfalto, mesmo em velocidades mais altas (veja vídeo que gravamos com características do carro parado e em movimento). O modelo que guiamos tinha, inclusive, controle anti-derrapagem mas ele não foi necessário para a velocidade que imprimimos.

Um dos itens da versão Ambition é o recurso Drive Select, que permite ao motorista escolher entre cinco modos: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. Cada opção afeta parâmetros de câmbio, suspensão e motor, privilegiando um ou outro aspecto. Na cidade, escolhemos a Comfort, para garantir uma condução mais tranquila e adaptada às muitas paradas dos sinais e às irregularidades do asfalto.

É preciso ressaltar, no entanto, que esses modos de condução não alteram uma característica básica do TT, que é a disposição para correr a qualquer hora em que for solicitado. O motor turbo de 230 cv e 37,7 kgf de torque responde com apenas 1.600 rpm. Traduzindo isso, basta um toque um pouco menos leve no acelerador para a diversão começar.

TT2Falando das impressões na cabine, como dissemos, o TT é uma espécie de vitrine do que a Audi pode fazer em um carro. O sistema de som é da marca dinamarquesa Bang & Olufsen, famosa em todo o mundo pela reprodução de frequências com alta fidelidade. O painel não tem nenhum componente analógico: é um visor de cristal líquido no qual o motorista escolhe o que quer ver: o sistema GPS, com gráficos de resolução e cores que chamam a atenção pela qualidade, informações técnicas, menu da conexão com o celular e estações de rádio estão entre as opções. O velocímetro e o conta-giros são projetados, virtualmente, um em cada canto, sobre as demais informações.

O TT é um esportivo feito para levar com conforto duas pessoas, mas como um legítimo Audi, demonstrou versatilidade para uso no dia-a-dia do trânsito urbano, com bagageiro de 305 litros expansível com o rebaixamento do encosto dos bancos traseiros (também mostramos isso no vídeo sobre o carro). E, como todo Audi, é um carro de ótima dirigibilidade, com bom giro e fácil de manobrar.

TT3

Às vezes, no ofício do jornalismo, nos vemos desafiados a expressar verbalmente experiências fascinantes que a profissão nos permite. No caso do TT, é difícil descrever o prazer e as emoções que um carro assim desperta em um apaixonado pelo automobilismo. Por isso, resumimos tudo com a seguinte frase: para os cearenses que gostam de veículos esportivos de alto desempenho e pensam em comprar um, o modelo da Audi é uma opção que não deve, em nenhuma hipótese, ser desconsiderada.

 

Versões e preços

Attraction

Itens de série
Airbag lateral dianteiro e de cabeça
Apoio de braço dianteiro
Alarme
Apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros UH2 Assistente de freio de estacionamento
Ar condicionado
Assistente para luz alta
Audi Virtual Cockpit
Cintos de segurança com sensor de afivelamento
Bancos com combinação Couro / Alcântara
Faróis bi-xênonio
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Faróis com ajuste automático de altura
Bancos dianteiros esportivos
Sensor de estacionamento traseiro
Cinzeiro
Sistema de limpador dos faróis
Controle de cruzeiro
Travamento central com controle remoto a distância
Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática
Pára-brisa com faixa de bloqueio solar
Pedais e descansa pé em alumínio
Audi music interface
Sensor de luz e chuva
Audi Sound System
Start-stop
Bluetooth
Volante esportivo aplanado em couro, multifuncional c/ shift-paddles
Pintura metálica / perolizada
Acabamento das soleiras das portas em alumínio
Pacote exterior esportivo “S Line”
Capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo
Radio MMI plus com sistema de navegação
Espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente
Rodas de alumínio 18″, 8,5Jx18 / pneus 245/40 R18

Preço: R$ 219.900,00

Ambition

Itens de série e opcionais
Acabamento interno em “platinum”
Airbag lateral dianteiro e de cabeça
Apoio de braço dianteiro
Alarme
Apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros
Assistente de freio de estacionamento
Ar condicionado automático integrado nas saídas de ar
Assistente para luz alta
Audi Drive Select
Cintos de segurança com sensor de afivelamento
Audi Virtual Cockpit
Faróis com ajuste automático de altura
Bancos com combinação Couro / Alcântara
Faróis Full Led
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Sensor de estacionamento traseiro
Bancos dianteiros esportivos
Sistema de limpador dos faróis
Controle de cruzeiro
Travamento central com controle remoto a distância
Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática
Pacote de luzes
Pára-brisa com faixa de bloqueio solar
Audi music interface
Pedais e descansa pé em alumínio
Audi Sound System
Sensor de luz e chuva
Bluetooth
Start-stop
Radio MMI plus com sistema de navegação
Volante esportivo aplanado em couro, multifuncional c/ shift-paddles
Acabamento das soleiras das portas em alumínio
Pintura metálica / perolizada
Capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo
Pacote exterior esportivo “S Line”
Espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente
Rodas de alumínio 19″, 9J x 19 / pneus 245/35 R19

Pacote Advanced (opcional)
– Keyless-Go
– Sensor de estacionamento dianteiro
– Sistema de Som Bang & Olufsen

Preço: R$ 239.900,00

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail