Película antifurto – Quem vive em qualquer cidade média ou grande do Brasil e tem carro já é habituado com a rotina de insegurança que cerca o ato de dirigir nas ruas. Além de fazer o seguro, que é absolutamente essencial, há acessórios que ajudam a resguardar motorista e ocupantes. As películas dos vidros, por exemplo, que a princípio seriam para garantir mais privacidade e conforto térmico, agora estão funcionando cada vez mais como item de proteção.
Não são raros os casos de assaltantes que aproveitam o sinal fechado para quebrar algum vidro e invadir o habitáculo. A película, portanto, se mostra como uma barreira a mais para dificultar essa prática criminosa. Os vidros dos carros, que se estilhaçam em caso de alguma pancada mais forte, ficam grudados no revestimento, mantendo parte da resistência.
De acordo com a Autoglass, empresa de reparos em itens como vidros, retrovisores e lanternas, a chamada película de proteção antifurto, atualmente, é a mais adequada para garantir essa segurança básica. Ela afirma que o recurso “garante quatro vezes mais resistência do vidro até que ele seja estilhaçado”.
Além disso, a película aumenta o tempo de resposta do motorista, porque o ladrão não vai acessar o interior do carro com a mesma facilidade que teria com um vidro sem película ou com uma película comum. Isso é especialmente útil se lembrarmos que, diante do susto do assalto, a capacidade reação das vítimas fica comprometida. Quaisquer segundos a mais podem fazer a diferença.
Outra vantagem da película antifurto, destacada pela Autoglass, é que ela não demanda mudança nas características de fábrica do carro, como algumas blindagens (que deixam o carro mais pesado, comprometendo itens da suspensão e forçando os motores que movimentam os vidros).
Película antifurto é mais cara e demorada para instalar
Uma limitação desse tipo de acessório, no entanto, é que ela não pode ser aplicada em vidros muito curvos, como o parabrisa. Isso acontece porque ela é mais espessa, tem 3 camadas a mais de adesivo e poliéster É mais difícil molda-la, portanto. Mas isso não seria exatamente um problema, já que as áreas mais visadas por esse tipo de criminoso são exatamente os vidros das portas, onde a película antifurto pode ser aplicada.
Outra questão a considerar é o preço da película antifurto. Segundo a Autoglass, as mais “baratas” custam a partir de R$ 2.800,00. Isso representa cerca de 3 vezes a mais do que se paga por uma película tradicional. Essa questão, no entanto, é bastante subjetiva, já que é difícil mensurar quanto vale a tranquilidade e uma rotina com menos medo. Além disso, uma blindagem, alternativa que poderia ser contrapor à película antifurto como item de segurança, tem um custo incomparavelmente mais alto.
Segundo Romildo Lagass, gerente de operações da Autoglass, a película antifurto é capaz de suportar impactos de até 90 kg, tornando a quebra do vidro muito mais difícil. “Além disso, em caso de acidente, ela ajuda a reduzir os riscos de ferimentos aos ocupantes, já que o vidro estilhaça antes de se desprender, mantendo a integridade da proteção”, diz ele.
Por fim, o processo de instalação da película antifurto é mais complexo que o da tradicional e dura cerca de quatro horas. É preciso fazer a abertura da porta para a remoção da máquina de vidro, retirar o vidro e fazer a aplicação das camadas.