Maio Amarelo: confira 6 dicas para andar em segurança

Maio Amarelo

Compartilhe:

O movimento internacional Maio Amarelo, que luta pela segurança nas ruas e estradas, está em vigor. A cor amarela da campanha representa a atenção e a advertência no trânsito. Já o mês de maio é devido ao fato da ONU escolhê-lo para decreta a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. No Brasil, país com estradas precárias e muitos motoristas imprudentes, a data ganha ainda mais importância.

Para que os deslocamentos do dia a dia e as viagens sejam realizados com tranquilidade, o estado de conservação dos veículos e seus componentes é fundamental. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados com a manutenção e o funcionamento do carro. Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal (empresa de serviços automotivos e revenda e distribuição de pneus e peças), traz 6 dicas para evitar dores de cabeça ao pegar a estrada:

Pneus
Confira periodicamente o estado de conservação dos pneus e, se identificar algum desgaste irregular, danos na estrutura como bolha ou corte na lateral, procure uma oficina de confiança e veja a necessidade de troca. É importante, também, manter a calibragem indicada pelo fabricante, já que além de estar relacionada com a segurança, ela pode influenciar até o consumo de combustível. Ainda que os pneus estejam em boas condições, fique atento ao balanceamento e alinhamento, para que o desempenho do carro seja o ideal e não traga riscos para a condução. Se o veículo vibrar (principalmente em velocidades mais altas) ou tender para um lado, é hora de levar o carro para uma revisão preventiva.

Freios
Se perceber vibrações, barulhos anormais, pedal baixo ao acionar ou freio de mão muito alto (normalmente acima de 5 cliques), é hora de levar o carro a um especialista para fazer a manutenção. É importante, também, manter sempre o fluido de freio no nível indicado pelo fabricante.

Para-brisa
Mantenha as palhetas do para-brisa em boas condições e, se identificar que estão ressecadas ou falhando, efetue a troca para não se expor a riscos em caso de chuva. O reservatório do limpador de para-brisa também deve ser checado e mantido sempre completo para uma situação de necessidade de limpeza com o veículo em uso.

Bateria 
Se perceber que o sistema elétrico está apresentando falhas ou que o carro apresenta dificuldade ao ligar, leve a um centro automotivo e peça para testarem a bateria. Fique atento, também, se não há zinabre (uma espécie de pó branco) nos polos, o que pode ser outro inidicativo de problema.

Iluminação
Faça o teste de faróis, pisca-alerta, seta, iluminação interna e outros componentes do sistema. Se identificar alguma falha ou lâmpada queimada, leve a uma auto elétrica de confiança para fazer os testes com equipamentos adequados para, caso necessário, fazer a correção.

Fluidos do motor
Tanto o óleo do motor quanto o líquido de arrefecimento devem ser verificados com frequência. Se estiverem abaixo do nível indicado ou apresentarem características visuais inadequadas, leve o veículo a um centro automotivo especializado para verificar e efetuar a troca. Veja também se estão dentro do limite de quilometragem indicado pelo fabricante. O mais prudente é fazer a troca de filtro de óleo e óleo do motor a cada 10 mil km. Vale lembrar que no sistema de arrefecimento não pode ser utilizado apenas água. O recomendado é o aditivo.

Maio Amarelo precisa ser o ano todo

“Seja para se deslocar dentro da cidade no dia a dia ou fazer aquela viagem especial em família, não podemos colocar em risco o veículo e seus ocupantes. Com medidas simples e manutenções rápidas, é possível se locomover com tranquilidade no Maio Amarelo e em todos os momentos do ano”, completa Danilo Ribeiro.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Maverick Tremor

Crasa promove evento para apresentar picape Maverick Tremor

Maverick Tremor – A concessionária Ford Crasa, uma das mais tradicionais do Ceará, vai realizar amanhã, 31/05, o “Ford Experience” evento de apresentação da nova picape Maverick Tremor. Ele será realizado das 11h às 17h nas instalações do Fazendinha Adventure Park, no Cumbuco, com uma programação que inclui test-drives off road modelos da marca Ford (Ranger, F-150 e Bronco Sport, além da nova Maverick Tremor) e atividades como trilha de bike, wakeboard, pesca, beach tennis e vôlei. O Ford Experience é aberto a proprietários de picapes e SUVs médios fabricados a partir de 2018. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Crasa (www.crasa.com.br). De acordo com a concessionária, “a

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail