Maio Amarelo: confira 6 dicas para andar em segurança

Maio Amarelo

Compartilhe:

O movimento internacional Maio Amarelo, que luta pela segurança nas ruas e estradas, está em vigor. A cor amarela da campanha representa a atenção e a advertência no trânsito. Já o mês de maio é devido ao fato da ONU escolhê-lo para decreta a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. No Brasil, país com estradas precárias e muitos motoristas imprudentes, a data ganha ainda mais importância.

Para que os deslocamentos do dia a dia e as viagens sejam realizados com tranquilidade, o estado de conservação dos veículos e seus componentes é fundamental. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados com a manutenção e o funcionamento do carro. Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal (empresa de serviços automotivos e revenda e distribuição de pneus e peças), traz 6 dicas para evitar dores de cabeça ao pegar a estrada:

Pneus
Confira periodicamente o estado de conservação dos pneus e, se identificar algum desgaste irregular, danos na estrutura como bolha ou corte na lateral, procure uma oficina de confiança e veja a necessidade de troca. É importante, também, manter a calibragem indicada pelo fabricante, já que além de estar relacionada com a segurança, ela pode influenciar até o consumo de combustível. Ainda que os pneus estejam em boas condições, fique atento ao balanceamento e alinhamento, para que o desempenho do carro seja o ideal e não traga riscos para a condução. Se o veículo vibrar (principalmente em velocidades mais altas) ou tender para um lado, é hora de levar o carro para uma revisão preventiva.

Freios
Se perceber vibrações, barulhos anormais, pedal baixo ao acionar ou freio de mão muito alto (normalmente acima de 5 cliques), é hora de levar o carro a um especialista para fazer a manutenção. É importante, também, manter sempre o fluido de freio no nível indicado pelo fabricante.

Para-brisa
Mantenha as palhetas do para-brisa em boas condições e, se identificar que estão ressecadas ou falhando, efetue a troca para não se expor a riscos em caso de chuva. O reservatório do limpador de para-brisa também deve ser checado e mantido sempre completo para uma situação de necessidade de limpeza com o veículo em uso.

Bateria 
Se perceber que o sistema elétrico está apresentando falhas ou que o carro apresenta dificuldade ao ligar, leve a um centro automotivo e peça para testarem a bateria. Fique atento, também, se não há zinabre (uma espécie de pó branco) nos polos, o que pode ser outro inidicativo de problema.

Iluminação
Faça o teste de faróis, pisca-alerta, seta, iluminação interna e outros componentes do sistema. Se identificar alguma falha ou lâmpada queimada, leve a uma auto elétrica de confiança para fazer os testes com equipamentos adequados para, caso necessário, fazer a correção.

Fluidos do motor
Tanto o óleo do motor quanto o líquido de arrefecimento devem ser verificados com frequência. Se estiverem abaixo do nível indicado ou apresentarem características visuais inadequadas, leve o veículo a um centro automotivo especializado para verificar e efetuar a troca. Veja também se estão dentro do limite de quilometragem indicado pelo fabricante. O mais prudente é fazer a troca de filtro de óleo e óleo do motor a cada 10 mil km. Vale lembrar que no sistema de arrefecimento não pode ser utilizado apenas água. O recomendado é o aditivo.

Maio Amarelo precisa ser o ano todo

“Seja para se deslocar dentro da cidade no dia a dia ou fazer aquela viagem especial em família, não podemos colocar em risco o veículo e seus ocupantes. Com medidas simples e manutenções rápidas, é possível se locomover com tranquilidade no Maio Amarelo e em todos os momentos do ano”, completa Danilo Ribeiro.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail