Quem assistiu ontem, dia 13 de março, o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, pôde ver mais uma ação da marketing da Fiat, empresa que está entre os patrocinadores da atração. A empresa aproveitou uma prova entre os participantes para anunciar que o vencedor do programa levará para casa um Pulse Abarth, versão esportiva do seu SUV.
Para quem não sabe, a Abarth é uma das várias marcas de propriedade do Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o gigantesco conglomerado mundial que tem a fábrica italiana à frente. Ela foi fundada no fim da década de 1940 por Carlo Abarth como uma fábrica de carros de corrida e cerca de 30 anos depois passou a pertencer à Fiat. Quem visita o site oficial, no endereço www.abarth.com, pode ver um pouco da sua história recente, que tem vários modelos feitos em séries especiais, com número limitado de unidades.
O visitante também irá notar, no site, que os modelos com a marca se limitam a versões baseadas no Fiat 500, carro icônico da montadora italiana. Também é possível conhecer um pouco da história da marca Abarth e obter informações sobre o 124 Rally, um modelo de competições. Ele é baseado no 124 Spider, um conversível da Fiat que era produzido nos Estados Unidos e saiu de linha em 2020. Ao que parece, a Abarth tem atuação bastante limitada e ficou principalmente como uma referência para a Fiat mostrar que tem know-how para fazer modelos esportivos a partir de carros de passeio.
Dois dos carros com a marca Abarth tiveram representantes no Brasil. Em 2002 foi o lançada uma versão para o hatch Stilo equipada com motor cinco cilindros de 2,4 litros, 167 cv de potência e 22,8 kgfm de torque. Ele tinha velocidade máxima era de 212 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já em 2014 foi a vez do 500 Abarth que fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv e 23 kgfm.
Poucas informações sobre o Pulse Abarth
Em todos os modelos com a marca Abarth, o design é modificado para fazer referência à esportividade, com elementos na carroceria e no interior do modelo. A Fiat, infelizmente, não deu os detalhes sobre o Pulse, liberando imagens apenas da parte externa e deixando para depois as informações oficiais sobre motorização. Na imprensa especializada fala-se que ele terá motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. Muitas vezes esses dados adiantados novos modelos são corretos, mas sempre é bom esperar a confirmação das montadoras.
“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto”, avisa Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul. O Pulse Abarth, segundo a Fiat, foi desenvolvido no Brasil, terá produção nacional e está previsto para chegar no último trimestre deste ano.
Um dos principais trunfos da Fiat, no Brasil, é lançar uma gama ampla de modelos que atende consumidores de várias faixas de renda e preferências. É bom lembrar que foi com a série Adventure, da montadora, que nasceram os carros urbanos com cara de off road que tanto agradaram e tiveram concorrentes lançados por outras empresas.
Trazer a Abarth de volta para o Brasil, portanto, faz parte dessa prática da empresa. As versões esportivas podem até não vender muito e aparecer apenas em carros de nicho, como foram o Stilo e o Fiat 500, ou virem para um modelo feito para ter um grande mercado, como o SUV Pulse. O importante, nessas iniciativas, é a grande promoção que a marca ganha com elas. Para quem quiser se cadastrar e obter mais informações sobre o Pulse Abarth, a Fiat disponibilizou o endereço abarth.fiat.com.br/formulario.