Combustível aditivado: saiba mais sobre ele

Compartilhe:

Shell V-Power, Ipiranga DT Clean, Petrobras Grid, Ale Plus. Todas as grandes redes de postos têm um combustível aditivado. No entanto, ao contrário do que sugerem nomes como “Power” e “Grid”, usados por Shell e Petrobras, por exemplo, uma gasolina aditivada não vai transformar o carro em um bólido de corridas.

A função dos aditivos é ajudar a manter componentes do motor livres de resíduos. Pelo menos em parte, já que é difícil deixar tudo 100% puro. Esses resíduos são resultantes do processo de funcionamento do motor ao longo dos anos. E eles podem afetar peças como bicos injetores, pistões e outras partes internas que estão envolvidos no processo de queima de combustível e da movimentação que vai impulsionar o veículo.

 

O combustível aditivado pode fazer a diferença para alguns componentes
Veja a diferença entre uma peça coberta de resíduos e uma limpa

 

Apesar de não serem explicitamente recomendados pelas montadoras, os combustíveis aditivados tampouco são desaconselhados por elas. Consultamos alguns manuais e vimos que em alguns casos não há nem referência ao tipo de gasolina ou álcool usados.

Encontramos apenas recomendações de que o combustível pode ser aditivado, desde que seja de qualidade e dentro das especificações estabelecidas pelos órgãos de controle do País. Mas você sabe como usar esse tipo de combustível da forma correta? Confira algumas dicas que reunimos com base em informações fornecidas pela Shell:

Grau de pureza

Sobre esse tema, é preciso ressaltar que a única diferença entre o combustível aditivado e o “comum” é a adição de produtos químicos que servem como detergentes e anticorrosivos. Como o próprio nome diz, são elementos apenas adicionados, que não alteram a composição química original. O que define a qualidade da gasolina, na verdade, é o processo de refinamento. É nele que o teor de pureza é definido.

 

Aumento de potência

– Em relação a um suposto “poder” da gasolina aditivada de aumentar a potência do motor, saiba que ele não existe. Como dissemos, os aditivos servem para limpar o sistema de injeção e componentes como válvulas e pistões e proteger contra a corrosão. Isso pode até trazer um melhor rendimento do motor, mas não diferenças significativas no desempenho. O que traz esse benefício são as gasolinas com maior octanagem. Exemplos delas são a Shell V-Power Racing e a Petrobras Podium.

Falhas no motor

Colocar combustível aditivado em um veículo que só usa o tipo “comum” há vários anos não irá causar, necessariamente, problemas de funcionamento no motor. Mas há o risco de que fragmentos de sujeira que estejam acumulados se soltem após a ação dos aditivos. E eles podem acabar indo parar em algum compartimento. Por isso, o ideal é fazer manutenções preventivas, levando o carro para revisões. Esse cuidado irá permitir saber o real estado do motor e com isso o mecânico poderá dizer se há ou não risco no uso de combustível aditivado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail