O Grupo BMW anunciou uma carta de intenções com a fabricante chinesa Great Wall Motor com o objetivo de iniciar a produção de modelos da MINI (uma das marcas do grupo) equipados com baterias e movidos a eletricidade no país asiático. Segundo a empresa, trata-se de “um importante passo dentro da estratégia contínua da MINI no maior mercado global de eletromobilidade”.
Além da produção da primeira bateria elétrica MINI em Oxford, na Inglaterra, a partir de 2019, a iniciativa sinaliza um compromisso claro para o futuro eletrificado da marca MINI. Os próximos passos do projeto serão alinhar os detalhes para um possível acordo de parceria e cooperação, e definir aspectos como o local da produção e investimentos concretos.
Com seu gigantesco mercado, a China é um país estratégico para o Grupo BMW, onde através da joint venture BMW Brilliance Automotive (BBA). Além de duas plantas já instaladas de produção de automóveis, a empresa administra uma fábrica de motores, que inclui uma unidade de baterias para veículos elétricos.
Em 2017, cerca de 560 mil veículos da marca BMW foram entregues a clientes na China – mais do que foi vendido nos Estados Unidos e na Alemanha combinados. Além disso, o país asiático foi o quarto maior mercado do MINI, com cerca de 35 mil unidades entregues.