Allianz Seguros investe na reciclagem de veículos batidos

Allianz

Compartilhe:

A economia circular tem ganhado espaço no Brasil em vários setores da economia, inclusive no mercado automotivo. Atenta a esse movimento, a Allianz Seguros, uma das principais seguradoras do mundo, desenvolveu um sistema de reaproveitamento de materiais de veículos segurados que sofreram perda total ou parcial. No caso dos automóveis com perda total, a empresa registrou, entre 2023 e 2024, um aumento de 10% no volume de materiais destinados à reciclagem, alcançando 1,4 mil toneladas.

De acordo com a empresa, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a reutilização de componentes pode reduzir em até 60% as emissões de gases de efeito estufa associadas à fabricação de novas peças. “Estamos constantemente buscando soluções inovadoras para ampliar nossa contribuição à economia circular, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade socioambiental no setor de seguros”, afirma Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros, Back Office e Contact Center da Allianz Seguros.

Iniciativa da Allianz contempla todos os tipos de sinistros

Nos casos de perda parcial, a empresa garante que os acordos com as oficinas referenciadas prevejam a destinação correta das peças e resíduos automotivos. Essas oficinas passam por avaliações periódicas de infraestrutura e gestão e os prestadores que tiveram o melhor desempenho recebem um ponto adicional no Programa de Relacionamento com Oficinas da Allianz. Em determinados casos de perda total, são acionadas recicladoras especializadas para garantir o reaproveitamento adequado das peças.

O processo inclui o transporte até a recicladora, onde os materiais são descontaminados, separados (aço, alumínio, vidros, plásticos, fios, estofados, entre outros) e encaminhados para indústrias como fundições, siderúrgicas e fabricantes de borracha. “O aço, por exemplo, é derretido e transformado novamente em matéria-prima, enquanto outros componentes retornam à sociedade em forma de novos produtos, como solados de sapatos e peças remanufaturadas. No final do processo, a recicladora emite um certificado de destinação do material, garantindo rastreabilidade e transparência na operação”, explica Roperto.

Outro destaque é a reciclagem de vidros provenientes de sinistros cobertos por garantia adicional. A Allianz, juntamente com empresas parceiras, realiza a separação de materiais como metal, borracha e PVB (polivinil butiral), garantindo que 100% da sucata gerada seja reaproveitada. Em 2024, foram recicladas 5,6 mil toneladas de vidros, destinadas principalmente à fabricação de novas embalagens para diversos setores.

A Allianz destaca que, com sua iniciativa, além de promover benefícios ambientais, destina os recursos obtidos com a reciclagem para a ABA (Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz), localizada na comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail