Entrevista – André Morais, da Audi Center Fortaleza: em 2016, marca irá expandir para o interior do Ceará

Compartilhe:

Em uma conversa de aproximadamente uma hora com André Morais, gerente geral da Audi Center Fortaleza, duas coisas chamam a atenção: sua fala articulada e sempre sem elevar a voz, pontuada pelo sotaque potiguar (até o ano passado, o executivo atuava no mercado automotivo “premium” do Rio Grande do Norte), e a porta sempre aberta para receber as pessoas, que entram sem cerimônia para falar com ele a qualquer hora. A postura de estar sempre acessível, seja para clientes, colegas de trabalho ou jornalistas, é uma marca pessoal que André também identifica no Grupo Linhares, ao qual pertence a Audi Center Fortaleza e onde ele completou um ano de trabalho no mês passado. Nessa entrevista a Auto Blog Ceará, o executivo faz um balanço da atuação da marca no Estado e destaca: 2015 foi um ano de grandes investimentos da empresa e 2016 não será diferente. Há previsão, inclusive, de expansão para o interior do Estado. “Não podemos adiantar em que cidades, porque as negociações estão em andamento. Mas teremos novidades”, garante.

A economia brasileira passa por um momento delicado e isso tem afetado o mercado automotivo. Mas como ele é muito dinâmico, sabemos que a situação não é rigorosamente a mesma para todos. Diante disso, como estão os números da Audi Center Fortaleza?
Estamos vivendo um momento ímpar na história da Audi no Brasil. Não só nossa marca, mas o segmento premium. De 2012 para cá, temos registrado crescimento entre 30% e 40% no volume de vendas anuais e a Audi Center Fortaleza acompanha essa onda de otimismo. A loja completou, em setembro último, dois anos de abertura, consolidando o trabalho do Grupo Linhares, que assumiu a Audi no Ceará depois de um hiato da empresa no Brasil, e está fazendo grandes investimentos ainda em 2015. Estamos construindo uma nova revenda na avenida Santos Dumont, que hoje é um importante corredor do setor automotivo de Fortaleza. Localizada perto do Shopping RioMar, ela tem aproximadamente 5 vezes a capacidade da estrutura atual. Terá grande estacionamento, showroom com 14 unidades (a atual comporta 5). Em se tratando de serviço, um ponto fundamental para o nosso negócio, vamos triplicar o número de boxes de atendimento. Hoje temos três e a nova estrutura terá nove. Em se tratando de estrutura do Nordeste, teremos uma das melhores, em se tratando de otimização de área utilizada. Além do estacionamento e do showroom, nossa oficina terá nível de primeiro mundo. Em toda a área da loja, teremos um subsolo com estoque que irá facilitar a pronta entrega. Hoje, muitas revendas estão sublocando terrenos para guardar os carros. No nosso caso, o cliente poderá, por exemplo, ver uma Q3 branca no showroom e querer ver outras cores. Se eu tiver cinco cores do carro, vou ter a agilidade mostrar para ele na hora. Serão 40 carros no estoque, para isso.

Andre1
“Conseguimos conquistar um novo perfil de cliente, que é o da linha esportiva”

Ainda sobre o momento econômico, os clientes mudaram o comportamento? Ficou mais trabalhoso conquista-los?
Na verdade, graças ao nosso trabalho, nós conseguimos conquistar um novo perfil de cliente, que é o da linha esportiva (composta por modelos S, RS, TT e R8). Hoje, estamos investindo pesado na linha esportiva. Em até 60 dias, iremos mudar para a nova loja e o showroom atual ficará exclusivo para os esportivos. O mercado está aquecido para toda a linha. E existe um superaquecimento para as linhas mais sofisticadas da marca.

Nesse processo de conquista de clientes mais exigentes, vocês têm adotado a postura de sair da loja para dar mais comodidade a eles?
Sim. Nós sentimos a dificuldade que eles têm de vir à loja para negociar por uma série de motivos como trabalho, família, correria cotidiana. Muitas compras nós conseguimos antecipar levando o carro até eles. Eu gosto muito de fazer isso. Quando vejo que tem um negócio bacana, eu faço questão de visitar. Às vezes o negócio não é fechado, mas fica registrada a nossa visita, o nosso atendimento. Todos os clientes veem isso com bons olhos, gostam de ser bem tratados.

Além desse cuidado de visitar os clientes, você poderia destacar as ações mais importantes no que se refere a esse esforço de conseguir a fidelização deles?
Hoje, nosso foco é a especialização em bom atendimento. E isso vai desde as coisas mais básicas, como dar “bom dia”, ser transparente na negociação e dar cortesias, até oferecer presteza nos serviços.

Sobre isso, vale uma pergunta: como vocês priorizam o atendimento para, por exemplo, o cliente não passar muito tempo sem carro em uma revisão programada de fábrica? Em algumas concessionárias, as pessoas chegam a passar o dia inteiro esperando pela entrega.
Esse é um processo novo no qual a Audi Center Fortaleza tem focado. Estamos com uma consultoria da Audi do Brasil, em parceria com a Audi da Alemanha, para que 90% dos clientes consigam sair com seu carro com no máximo uma hora de espera. É um processo novo e caro, no qual só a Audi Center Fortaleza, no Nordeste, decidiu investir.

Considerando a atuação de dois anos do atual grupo no mercado, qual a média mensal de carros comercializados, hoje, e que avaliação você faz desse período?
Nossa média real é de 40 carros por mês. Com esses 40 carros, estamos liderando o mercado. Mas eu sou muito prudente com isso. É uma liderança que está sendo acompanhada de perto principalmente pela Mercedes-Benz. Há três dias, eu puxei os números acumulados do ano e, em um universo de quase 300 carros, a diferença era de apenas quatro unidades entre nós e eles. Apesar de buscar muito essa liderança até o fim do ano, estamos muito prudentes, porque temos dois grandes concorrentes, que são o Grupo Newland e a Welle Motors (outras duas marcas que comercializam veículos de luxo alemães: Mercedes-Benz e BMW, respectivamente). É uma briga muito saudável e estamos contentes de participar desse mercado tão competitivo e em, apenas dois anos de atuação, estarmos competindo em pé de igualdade com dois grupos que trabalham com muito profissionalismo no mercado. Não estamos satisfeitos, porque queremos consolidar a liderança, mas a Audi já é reconhecida como uma grande marca. Essa competição, vale ressaltar, é boa para todos, inclusive para os clientes.

Andre3
“Meu perfil é muito parecido com o do Grupo Linhares, que é de ser aberto ao diálogo, acessível para clientes e imprensa especializada”

Falando agora do seu primeiro ano como gerente geral da concessionária, uma das características que notamos na atual gestão foi o clima mais informal e acessível com o público, incluindo aí os jornalistas. Essa foi uma marca que você procurou imprimir?
Acho que meu perfil é muito parecido com o do Grupo Linhares, que é de ser aberto ao diálogo, acessível para clientes e imprensa especializada. Isso parte do presidente da organização, Fernando Linhares, que é uma pessoa muito simples. Houve uma identificação mútua, pelas características parecidas. Essa postura é importante para o segmento “premium”, que exige um nível grande de relacionamento. Creio que esse é um dos segredos do sucesso do negócio: ter a sala sempre aberta para escutar as pessoas. Acho que o caminho é esse.

Para terminar, gostaríamos de falar dos planos para 2016. Há planos de expansão da Audi para além de Fortaleza?
Sim. Este ano nós abrimos a operação em São Luís, onde já estamos brigando pela liderança. E 2016, creio que será um divisor de águas para a divisão de quatro rodas do Grupo Linhares. Será um ano de aquisições e crescimento.

É possível adiantar onde será a expansão?
Prioritariamente no Ceará. O Grupo Linhares tem uma capilaridade muito grande no Estado, por causa da rede de concessionárias de motocicletas Honda (um dos ramos nos quais o grupo atua). Somos uma das principais redes de revendas da marca no Nordeste.

Então é certo que vai haver expansão no Ceará.
Sim. Só não podemos adiantar em que cidades, porque as negociações estão em andamento. Mas teremos novidades.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

MG Motor

MG Motor confirma produção no Ceará

A MG Motor, marca de origem britânica que hoje pertence à chinesa SAIC Motor, anunciou hoje que iniciará, até o fim de 2026, a montagem nacional de seus veículos por meio de uma parceria com a PACE (Planta Automotiva do Ceará), unidade da Comexport localizada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. É a primeira unidade produtiva da empresa na América do Sul. O projeto industrial conta com um investimento total de R$ 400 milhões, sendo aproximadamente R$ 60 milhões destinados ao preparo da linha de montagem e adequação tecnológica da planta e R$ 340 milhões em inovação e P&D. A operação projeta a produção de 50 mil veículos ao

automação

Artigo: automação pode melhorar atendimento das concessionárias

A automação tem se tornado um elemento central na transformação do pós-venda automotivo, especialmente na gestão de garantias e revisões — áreas que historicamente enfrentam altos níveis de burocracia e ineficiência, o que dificulta a vida dos proprietários de veículos. O que muitas concessionárias ainda não percebem, porém, é que esse problema não é apenas operacional: é financeiro e estratégico. Diferentemente da venda de veículos, que é extremamente sensível às oscilações de juros e ao humor da economia, o pós-venda oferece uma previsibilidade de receita que é o sonho de qualquer diretor financeiro, afinal, veículos precisam de manutenção independentemente da alta do dólar. Desperdiçar esse potencial por conta de processos

Frota de veículos eletrificados cresceu 48% em um ano, segundo NeoCharge

A frota de veículos eletrificados (veja definição e os tipos de modelos no fim do texto) em circulação no Brasil cresceu 48,04% entre maio de 2025 e maio de 2026, segundo levantamento da NeoCharge, empresa especializada em soluções para recarga automotiva. Com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) compilados pela empresa, o número passou de 461.893 para 683.771 unidades no período, um aumento de quase 222 mil veículos. O estudo também revelou alguns movimentos importantes da mobilidade elétrica no país: • O Brasil encerrou maio de 2026 com 683.771 veículos eletrificados em circulação; • Os híbridos representam a maior parcela da frota. Do total de veículos eletrificados,

Jetour

Jetour, nova marca chinesa, chega em grande estilo

Já vai – muito – longe o tempo em que chegaram por aqui os primeiros carros vindos da China. Por isso, igualmente distante ficou o conceito inicial que Chery, Jac Motors e Lifan causaram nos consumidores. Realmente, eram carros que apresentavam problemas como acabamento simples e falta de peças. Pois bem, a mesma Chery mudou completamente sua linha de atuação e mostrou que lá no seu país de origem é uma gigante que, além do nome principal, responde por marcas de peso como Omoda, Jaecoo, Changan e Jetour – está última recém chegada no Brasil, e que também veio impondo respeito. Auto Blog 8.5 pôde conferir, em um evento de

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail