Carga ultra rápida: sistema da BYD permite 400 km de autonomia em 5 minutos

carga ultra rápida

Compartilhe:

Carga ultra rápida – um dos maiores desafios da mobilidade elétrica, o armazenamento de energia das baterias segue trazendo surpresas. A chinesa apresentou no Salão do Automóvel de Xangai 2025 os modelos HAN L EV e TAN L EV, que receberam a certificação “Estrela de Recarga Ultrarrápida” do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China (CATARC). Segundo a montadora, os novos veículos elétricos foram construídos sobre a e-Platform 3.0 Evo e receberam o reconhecimento graças à sua capacidade de carga ultra rápida 10C.

A BYD destaca que esse patamar representa “o maior índice de potência de carregamento em produção no mundo, com 1000 kW (1 MW). Esses veículos suportam a recarga rápida em megawatts, oferecendo até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos, estabelecendo um novo marco em conveniência de recarga para veículos elétricos”, destaca a montadora.

Além da velocidade, a e-Platform 3.0 Evo tem compatibilidade com diferentes infraestruturas de recarga. Seja nas estações da própria BYD com tecnologia de megawatts ou em estruturas públicas, os veículos se adaptam automaticamente — inclusive com dois cabos de carregamento simultâneo, reduzindo o tempo de recarga em até 70%. Em climas frios, a tecnologia da BYD de autoaquecimento inteligente por pulsos proporciona um ganho de 53% na velocidade de recarga.

E para mostrar que a briga, no universo do elétricos chineses, é de gente grande. a BYD está expandindo sua infraestrutura de carga ultra rápida com mais de 4 mil estações próprias em megawatts e parcerias em crescimento para formar o que ela chama de uma ampla “aliança de recarga instantânea”.

O 21º Salão do Automóvel de Xangai contou ainda com a estreia global de cinco novos modelos da Série Ocean da BYD: Ocean-S, SEAL 06 EV, SEAL 06 DM-i Travel Edition, SEALION 06 DM-i e SEALION 06 EV. O Ocean-S é o sedã carro-chefe da Série Ocean e é destacado pela fábrica por seu design, que foi inspirado, como o próprio nome remete, aos oceanos.

Híbrido preparado para driblar a infraestrutura ainda inexistente de carga ultra rápida

Mas o que chama a atenção, considerando o mercado global, é o SEAL 06 DM-i Travel Edition (imagem abaixo). Trata-se de uma station wagon híbrida plug-in, ou seja, traz as comodidades da propulsão elétrica (principalmente o consumo baixo de combustível), quando roda na cidade, e a segurança do motor a explosão na estrada – porque, vamos combinar, mesmo na China essa infraestrutura de carga ultra rápida ainda não tem condições de competir com a agilidade e a simplicidade que é o processo de encher um tanque de gasolina.

 

Carga ultra rápida: sistema da BYD permite 400 km de autonomia em 5 minutos

 

Outros atributos do SEAL 06 DM-i Travel Edition: ele vem de série com o sistema de assistência à condução “God’s Eye C” com três câmeras (ADAS) e é equipado com uma geladeira de dupla função com controle de temperatura – ideal para viagens longas. Com lançamento previsto na China para o segundo trimestre de 2025 e preço estimado para o modelo entre 150.000 e 190.000 yuans (algo como 120 mil a 150 mil reais), o modelo, de acordo com a BYD foi projetado para o mercado mundial e “tem como missão trazer as peruas de volta ao centro das atenções”. Isso porque esse tipo de veículo acabou perdendo espaço para os SUVs.

O ADAS “God’s Eye C” tem três câmeras e 29 sensores integrados que viabilizam mais de 20 funcionalidades avançadas de assistência ao condutor. Elas incluem um sistema de controle de carroceria que ajusta o amortecimento em tempo real conforme as condições da estrada, reduz vibrações em terrenos irregulares e mais estabilidade em curvas, acelerações e frenagens.

Essa linha Ocean, à qual os modelos acima pertencem, é bem abrangente em termos de preços e modelos. Ela inclui modelos de grande sucesso (dois deles inclusive no Brasil) como Dolphin Mini (Seagull), Dolphin, Seal, Sealion 7 e Seal U DM-i.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail