Fiat anuncia Pulse Abarth, versão esportiva que chega no 4º trimestre de 2022

Pulse Abarth

Compartilhe:

Quem assistiu ontem, dia 13 de março, o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, pôde ver mais uma ação da marketing da Fiat, empresa que está entre os patrocinadores da atração. A empresa aproveitou uma prova entre os participantes para anunciar que o vencedor do programa levará para casa um Pulse Abarth, versão esportiva do seu SUV.

Para quem não sabe, a Abarth é uma das várias marcas de propriedade do Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o gigantesco conglomerado mundial que tem a fábrica italiana à frente. Ela foi fundada no fim da década de 1940 por Carlo Abarth como uma fábrica de carros de corrida e cerca de 30 anos depois passou a pertencer à Fiat. Quem visita o site oficial, no endereço www.abarth.com, pode ver um pouco da sua história recente, que tem vários modelos feitos em séries especiais, com número limitado de unidades.

O visitante também irá notar, no site, que os modelos com a marca se limitam a versões baseadas no Fiat 500, carro icônico da montadora italiana. Também é possível conhecer um pouco da história da marca Abarth e obter informações sobre o 124 Rally, um modelo de competições. Ele é baseado no 124 Spider, um conversível da Fiat que era produzido nos Estados Unidos e saiu de linha em 2020. Ao que parece, a Abarth tem atuação bastante limitada e ficou principalmente como uma referência para a Fiat mostrar que tem know-how para fazer modelos esportivos a partir de carros de passeio.

Dois dos carros com a marca Abarth tiveram representantes no Brasil. Em 2002 foi o lançada uma versão para o hatch Stilo equipada com motor cinco cilindros de 2,4 litros, 167 cv de potência e 22,8 kgfm de torque. Ele tinha velocidade máxima era de 212 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já em 2014 foi a vez do 500 Abarth que fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv e 23 kgfm.

Pulse Abarth

Pulse Abarth

Poucas informações sobre o Pulse Abarth

Em todos os modelos com a marca Abarth, o design é modificado para fazer referência à esportividade, com elementos na carroceria e no interior do modelo. A Fiat, infelizmente, não deu os detalhes sobre o Pulse, liberando imagens apenas da parte externa e deixando para depois as informações oficiais sobre motorização. Na imprensa especializada fala-se que ele terá motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. Muitas vezes esses dados adiantados novos modelos são corretos, mas sempre é bom esperar a confirmação das montadoras.

“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto”, avisa Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul. O Pulse Abarth, segundo a Fiat, foi desenvolvido no Brasil, terá produção nacional e está previsto para chegar no último trimestre deste ano.

Um dos principais trunfos da Fiat, no Brasil, é lançar uma gama ampla de modelos que atende consumidores de várias faixas de renda e preferências. É bom lembrar que foi com a série Adventure, da montadora, que nasceram os carros urbanos com cara de off road que tanto agradaram e tiveram concorrentes lançados por outras empresas.

Trazer a Abarth de volta para o Brasil, portanto, faz parte dessa prática da empresa. As versões esportivas podem até não vender muito e aparecer apenas em carros de nicho, como foram o Stilo e o Fiat 500, ou virem para um modelo feito para ter um grande mercado, como o SUV Pulse. O importante, nessas iniciativas, é a grande promoção que a marca ganha com elas. Para quem quiser se cadastrar e obter mais informações sobre o Pulse Abarth, a Fiat disponibilizou o endereço abarth.fiat.com.br/formulario.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Volvo XC70

Volvo XC70: conheça a tecnologia do carro elétrico com autonomia estendida

Volvo XC70 – Em um país de infraestrutura deficiente de recarga de veículos elétricos como o Brasil, as montadoras estão se desdobrando para trazer modelos com grande autonomia, que garanta viagens longas (entre diferentes cidades, por exemplo), sem necessidade de muitos reabastecimentos. Muito se tem falado nos híbridos que têm motor a combustão como o principal e o elétrico como auxiliar. Mas começa a ficar mais conhecida outra alternativa que faz o contrário: o carro é movimentado somente por propulsão elétrica, mas é colocado um motor pequeno a combustão apenas para recarregar as baterias. É o tipo de sistema chamado de autonomia estendida. E o mais surpreendente é que a

carga ultra rápida

Carga ultra rápida: sistema da BYD permite 400 km de autonomia em 5 minutos

Carga ultra rápida – um dos maiores desafios da mobilidade elétrica, o armazenamento de energia das baterias segue trazendo surpresas. A chinesa apresentou no Salão do Automóvel de Xangai 2025 os modelos HAN L EV e TAN L EV, que receberam a certificação “Estrela de Recarga Ultrarrápida” do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China (CATARC). Segundo a montadora, os novos veículos elétricos foram construídos sobre a e-Platform 3.0 Evo e receberam o reconhecimento graças à sua capacidade de carga ultra rápida 10C. A BYD destaca que esse patamar representa “o maior índice de potência de carregamento em produção no mundo, com 1000 kW (1 MW). Esses veículos suportam

60 anos da TV Globo

Nos 60 anos da TV Globo, VW mostra carros usados em novelas

A Volkswagen do Brasil resolveu aproveitar uma marca histórica para o Brasil, que são os 60 anos da TV Globo, para lembrar sua relação afetiva com os consumidores do País e, ao mesmo tempo, apresentar seu mais novo modelo, o SUV Tera.  Com um projeto que vai ao ar nos intervalos de todas as novelas do dia, o filme apresentado revive momentos da teledramaturgia em que diversos modelos da montadora estiveram presentes, ao longo dessas seis décadas. “Com essa seleção histórica, e ao mesmo tempo inédita, a Volkswagen do Brasil convida o público a revisitar cenas emblemáticas, destacando a parceria de longa data com a emissora”, diz a empresa. Além dos

ex30

Volvo Cars inicia produção do SUV 100% elétrico EX30 na Europa

EX30 – Parece que a nova configuração mundial, em que a China se destaca cada vez mais no setor automotivo – especialmente na mobilidade elétrica, está fazendo o mundo desenvolvido tomar seus cuidados. A sueca Volvo anunciou o início da produção do SUV compacto EX30, que é totalmente elétrico, na fábrica que a empresa tem na Bélgica. Lançado no fim de 2023, o modelo era produzido apenas em uma das plantas da Volvo no país asiático. No entanto, com a briga de tarifas que o presidente Estados Unidos, Donald Trump, criou com os chineses, o comércio mundial passou a lidar com várias incertezas. “A Volvo Cars continua a diversificar ainda

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail