Volkswagen apresenta três carros-conceito elétricos da linha ID. no Salão de Xangai 2025

ID.

Compartilhe:

ID. – A Volkswagen apresentou apresentou três novos conceitos no Salão de Xangai 2025, junto com seus parceiros de joint-venture chineses. O ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO representam, segundo a montadora, “uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos”. Ela informa que planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos três conceitos revelados em Xangai.

O Auto Shanghai (Exibição Internacional da Indústria Automotiva), é hoje um dos maiores e mais importantes eventos do setor em todo o mundo. Ele é realizado a cada dois anos e a edição de 2025 vai de 23/04 a 03/05. Para se ter ideia da sua dimensão, em 2023 ele recebeu quase um milhão de visitantes. É uma das principais vitrines da participação cada vez maior da China no universo automotivo.

Os modelos da Volkswagen pertencem à categoria de veículos de nova energia (NEVs). Na China, essa categoria inclui veículos totalmente elétricos, modelos com sistema híbrido plug-in e também com extensor de autonomia (unidade auxiliar de potência à base de combustível que amplia a autonomia do veículo elétrico). Todas as versões de produção dos três conceitos apresentados em Xangai serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução automatizada. Os veículos poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, poderão dirigir de forma totalmente autônoma – incluindo ultrapassagens e conversões (mas com a supervisão do motorista).

“Alcançamos a ‘velocidade da China’ com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. O objetivo é desenvolver modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três conceitos apresentados atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos consumidores chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de volume e ‘full-size’, além da tecnologia de extensor de autonomia”, comentou Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC).

ID. ERA

SUV de grande porte com três fileiras de assentos, ele oferece uma prévia do primeiro modelo da Volkswagen com tecnologia de extensor de autonomia. Um gerador movido a combustível carrega a bateria durante a condução e proporciona um alcance adicional de mais de 700 quilômetros. Somando-se à autonomia de 300 quilômetros no modo puramente elétrico, o carro-conceito pode percorrer mais de 1.000 quilômetros no total.

ID. EVO

Baseado em uma plataforma de 800 volts, o ID. EVO é o primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. UNYX da Volkswagen. O veículo-conceito conta com uma arquitetura eletrônica que permite novos serviços digitais e atualizações ‘over-the-air’ (sem necessidade de conexão por fio) em intervalos curtos.

ID. AURA

É o primeiro veículo-conceito baseado na Compact Main Platform (CMP) com arquitetura eletrônica por zonas, desenvolvida especificamente para o mercado chinês. Tem sistema de condução automatizada baseado em uma plataforma de IA e foi desenvolvido especialmente para clientes do segmento A (usuários de carros pequenos e geralmente destinados ao uso urbana). Segundo a Volkswagen, “um conceito de UI/UX semelhante ao de um smartphone está embutido no console central” do carro.

Para quem não está familiarizado, UI, ou Interface do Usuário, refere-se à aparência visual e interatividade de um produto, como botões, cores e layouts. Já UX, ou Experiência do Usuário se refere à experiência completa do usuário com o produto, desde a primeira impressão até a conclusão de uma tarefa. Outro recurso do modelo é um assistente com características humanas e baseado em IA que permite controle das funções do carro e do sistema de multimídia.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail