ID. – A Volkswagen apresentou apresentou três novos conceitos no Salão de Xangai 2025, junto com seus parceiros de joint-venture chineses. O ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO representam, segundo a montadora, “uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos”. Ela informa que planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos três conceitos revelados em Xangai.
O Auto Shanghai (Exibição Internacional da Indústria Automotiva), é hoje um dos maiores e mais importantes eventos do setor em todo o mundo. Ele é realizado a cada dois anos e a edição de 2025 vai de 23/04 a 03/05. Para se ter ideia da sua dimensão, em 2023 ele recebeu quase um milhão de visitantes. É uma das principais vitrines da participação cada vez maior da China no universo automotivo.
Os modelos da Volkswagen pertencem à categoria de veículos de nova energia (NEVs). Na China, essa categoria inclui veículos totalmente elétricos, modelos com sistema híbrido plug-in e também com extensor de autonomia (unidade auxiliar de potência à base de combustível que amplia a autonomia do veículo elétrico). Todas as versões de produção dos três conceitos apresentados em Xangai serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução automatizada. Os veículos poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, poderão dirigir de forma totalmente autônoma – incluindo ultrapassagens e conversões (mas com a supervisão do motorista).
“Alcançamos a ‘velocidade da China’ com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. O objetivo é desenvolver modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três conceitos apresentados atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos consumidores chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de volume e ‘full-size’, além da tecnologia de extensor de autonomia”, comentou Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC).
ID. ERA
SUV de grande porte com três fileiras de assentos, ele oferece uma prévia do primeiro modelo da Volkswagen com tecnologia de extensor de autonomia. Um gerador movido a combustível carrega a bateria durante a condução e proporciona um alcance adicional de mais de 700 quilômetros. Somando-se à autonomia de 300 quilômetros no modo puramente elétrico, o carro-conceito pode percorrer mais de 1.000 quilômetros no total.
ID. EVO
Baseado em uma plataforma de 800 volts, o ID. EVO é o primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. UNYX da Volkswagen. O veículo-conceito conta com uma arquitetura eletrônica que permite novos serviços digitais e atualizações ‘over-the-air’ (sem necessidade de conexão por fio) em intervalos curtos.
ID. AURA
É o primeiro veículo-conceito baseado na Compact Main Platform (CMP) com arquitetura eletrônica por zonas, desenvolvida especificamente para o mercado chinês. Tem sistema de condução automatizada baseado em uma plataforma de IA e foi desenvolvido especialmente para clientes do segmento A (usuários de carros pequenos e geralmente destinados ao uso urbana). Segundo a Volkswagen, “um conceito de UI/UX semelhante ao de um smartphone está embutido no console central” do carro.
Para quem não está familiarizado, UI, ou Interface do Usuário, refere-se à aparência visual e interatividade de um produto, como botões, cores e layouts. Já UX, ou Experiência do Usuário se refere à experiência completa do usuário com o produto, desde a primeira impressão até a conclusão de uma tarefa. Outro recurso do modelo é um assistente com características humanas e baseado em IA que permite controle das funções do carro e do sistema de multimídia.