Volvo apresenta oficialmente novas versões do elétrico EX90 e do híbrido XC90

Volvo

Compartilhe:

Volvo – A Volvo Car Brasil apresentou, de forma oficial no Brasil, seus dois novos modelos topo de linha: o 100% elétrico EX90 e o híbrido XC90. Os modelos são um exemplo bem ilustrativo da estratégia anunciada pela montadora, que é de ter em seu portfólio, este ano, 50% dos produtos totalmente movidos a bateria e 50% com motorização híbrida. Ambos os modelos, embora ainda não estivessem oficialmente lançados, tiveram as pré-vendas iniciadas em meados de fevereiro. Segundo a Volvo, foram 100 unidades reservadas mediante pagamento de sinal e com chegada e entrega ao cliente previstas “para os próximos dias”.

Apresentado pela primeira vez em 2022, o EX90 é considerado o carro mais seguro já produzido pela Volvo. É um gigante de mais de 5 metros de comprimento capaz de levar com conforto 7 pessoas. E é um bom exemplo da evolução da tecnologia ligada à mobilidade elétrica (embora ainda a um custo muito alto). Com 100% de carga, ele é capaz de andar mais de 450 km, segundo a Volvo.

Isso é quase o dobro da distância entre Fortaleza e Sobral, cidade no meio norte do Ceará. Em um carregador rápido, ele leva cerca de meia hora para atingir 80% da capacidade da bateria.  Embora pese mais de 2 toneladas (sem considerar passageiros e eventuais bagagens, o EX90 tem um motor com 517 cavalos que lhe permite acelerar de 0 a 100 km por hora em 4.9 segundos.

Já o híbrido XC90, tem um recurso muito interessante para quem usa carro a semana toda na cidade. Sua capacidade de rodar apenas com o motor elétrico chega a mais de 40 km. Isso significa que uma pessoa com carregador em casa, por exemplo, pode ficar de segunda a sexta sem acionar o motor a combustão, dependendo da distância da sua casa ao trabalho. E se precisar viajar, basta encher o tanque de gasolina e ficar despreocupado. Em resumo, o modelo reúne o melhor dos dois mundos, em se tratando de mobilidade eletrificada.

Modelos da Volvo custam acima de meio milhão de reais

Toda essa tecnologia, no entanto, tem um preço que ainda a torna inacessível para a esmagadora maioria de consumidores de veículos no Brasil. O novo XC90 tem versões a partir de R$ 639.950, enquanto o EX90 tm versão única no valor de R$ 849.950. Ou seja, são carros que custam acima de meio milhão de reais.

Contextualizando essa apresentação dos modelos, vale ressaltar que a Volvo tinha como meta abolir o uso de motores a combustão até 2030. Com os desafios que se impõem para uma mudança tão radical, no entanto, ela admitiu que pretende chegar a 90% da produção com modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in. E o restante, de modelos do tipo MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle).

Para quem não está familiarizado com esses conceitos, o híbrido plug-in é aquele que tem um motor a combustão e um sistema elétrico com bateria recarregável. Isso permite que ele rode durante algum tempo apenas com o motor elétrico, sem ligar o motor a combustão – e, portanto, sem poluir o meio ambiente. Já o MHEV é um sistema que combina um motor de combustão com um motor elétrico auxiliar que ajuda na potência e permite diminuir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O MHEV não é projetado para ter situações em que o motor a combustão é totalmente desligado.

Essa mudança da Volvo se deve a um choque de realidade que o mercado teve com alguns gargalos da mobilidade elétrica. O tempo de recarga, por exemplo, ainda é muito alto, em comparação com o de um veículo a combustão. Além disso, a eletricidade da Europa vem, ainda em boa parte, de fontes não renováveis como carvão e gás. Ou seja, o carro não polui, mas a eletricidade que chega à sua bateria vem de fontes “sujas”. Mas uma coisa importante sobre tudo isso é que montadoras como o Volvo estão ajudando a dar um caminho para um possível futuro sem motores a combustão no mundo.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail