Entre as 100 marcas mais valiosas do mundo no ranking da pesquisa realizada pela consultoria Interbrand – que tem uma rede de 31 escritórios em 27 países – estão presentes 15 companhias do setor automotivo. E dessas, a líder é a Toyota, com valor estimado em aproximadamente US$ 49 bilhões. Na colocação geral, ela fica em sexto lugar, atrás apenas das gigantes Apple, Google, Coca Cola, Microsoft e IBM.
Segundo a Toyota, é o quarto ano seguido que a empresa fica entre as 10 empresas mais valiosas do mundo. O valor da marca cresceu 16% em relação à pesquisa anterior, ficando atrás apenas do percentual da Nissan, que foi de 19%. Das 15 montadores presentes entre as 100 maiores, apenas a Volkswagen registrou queda de valor: -9%. No entanto, Audi e Porsche, que também pertencem ao Grupo Volkswagen, registraram crescimento, com 5% e 12%, respectivamente.
“Esse movimento vai ao encontro do comprometimento da Toyota na criação de soluções de mobilidade cada vez melhores aos cidadãos”, informa a Toyota através de sua assessoria de imprensa. A empresa credita o desempenho ao plano de mobilidade que tem desenvolvido há mais de uma década, com a introdução de tecnologias como células de combustível, sistemas de transmissão elétrica e a tecnologia híbrida.
O ranking divulgado pela Interbrand avalia as 100 maiores marcas globais nos diversos setores de atuação da economia com base em uma metodologia que analisa as empresas em relação ao desempenho financeiro dos produtos ou serviços, o seu papel no processo de decisão de compra e a força para manter preços e obter ganhos seguros.
Veja o ranking, com a colocação geral de cada marca
06ª Toyota
11ª BMW
12ª Mercedes-Benz
19ª Honda
35ª Volkswagen
38ª Ford
39ª Hyundai
44ª Audi
49ª Nissan
56ª Porsche
74ª Kia
79ª Harley-Davidson
85ª Chevrolet
87ª Land Rover
98ª Mini