Sprinter, a “Fusca” das vans, completa 35 anos

sprinter

Compartilhe:

Que alemães são bons em engenharia, o mundo já conseguiu perceber. E no automobilismo, também é do senso comum que de lá saem produtos e marcas históricas que são famosas em todo o planeta. Alguns exemplos são o Fusca, da Volkswagen, a fabricante de supercarros Porsche e a Mercedes-Benz, indústria que faz modelos que vão do minúsculo Smart a caminhões extrapesados.

E é desta última que vem a van Sprinter, que em 2025 completa 30 anos de produção, desde que foi lançado na Alemanha. No ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ela é líder absoluta no mercado de veículos de transporte de pessoas e cargas, com nada menos que quatro versões entre os mais vendidos.

Segundo a Mercedes-Benz, de 1995 até hoje foram comercializadas mais de 5 milhões de unidades do veículo em todo o mundo. No Brasil, onde ela chegou em 1997, foram aproximadamente 200 mil. A marca destaca que uma das características do uso é a ampla gama de aplicações, informando que 75% das vans vendidas globalmente são transformadas para se adaptar à necessidade dos usuários.

Lançada para substituir a van T1, a Sprinter veio com formas mais arredondadas e suaves que a antecessora. Foi a primeira da Mercedes-Benz, nessa categoria, a ter um nome, em vez de números e códigos alfanuméricos. A fábrica diz que “nenhuma outra van oferecia tantos recursos de segurança na época”, destacando que o veículo contava com freios a disco em todas as rodas, sistema de freios ABS, diferencial de freio automático, cintos de segurança ajustáveis em altura e fivelas de cinto presas ao banco como itens de série.

A segunda geração da Sprinter foi lançada na Europa no início de 2006. Havia versões com três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de teto e peso total de 3 a 5 toneladas. Nessa geração, o ESP (controle de estabilidade) foi introduzido como item de série nas versões fechadas até 3,5 toneladas de peso bruto. Um sistema de suspensão a ar opcional foi adicionado à linha a partir de 2008.

A terceira geração veio em 2018. Além das versões já existentes, que eram todas com tração traseira, o modelo ganhou uma com tração dianteira. E um detalhe interessante: o veículo recebeu (como opcional) o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Era um item não muito frequente de fábrica, considerando que esse tipo de van é destinado a uso corporativo.

Sprinter elétrica marcou novos rumos para o modelo

Outro marco importante aconteceu em 2019, quando a primeira eSprinter, versão 100% elétrica, foi lançada na Europa – na esteira da pressão que as montadoras vêm recebendo, há alguns anos, para oferecer produtos menos poluentes. No Brasil, ela chegou no ano passado. Também em 2024, a Mercedes-Benz registrou quase 20 mil unidades de vans elétricas vendidas em todo o mundo.

Por fim, vale ressaltar que a história da Mercedes-Benz com a produção de vans tem bem mais tempo do que os 30 anos da Sprinter. Ela começa em 1955 com a chegada da L319, um veículo projetado para atender a demanda por transporte em uma Alemanha que se recuperava rapidamente dos prejuízos causados pela Segunda Guerra Mundial e estava com uma intensa atividade econômica. Desde então, a marca nunca parou de produzir modelos nesse segmento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

carros eletrificados

Carros eletrificados cresceram 93% no NE em 2024

Carros eletrificados – Mesmo com todas as inúmeras dificuldades e limitações tecnológicas, tão conhecidas, que o Brasil tem, parece que a eletrificação veio para ficar no nosso mercado. Talvez não como dominante, mas pelos números de crescimento dos últimos anos, ela tende a ser expressiva. Levantamento da NeoCharge – empresa de soluções para recarga de veículos elétricos – o número de veículos eletrificados na região Nordeste, entre o período de dezembro de 2023 e dezembro de 2024, aumentou 93%, passando de 26.489 para 51.337 unidades. Segundo a empresa, os dados vieram da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que anteriormente era o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Se considerarmos apenas os

biometano

Toyota apresenta Hilux movida a biometano na Agrishow 2025

Biometano e combustíveis renováveis – A Toyota do Brasil irá levar uma picape Hilux movida a biometano para a 30ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O biometano é um combustível renovável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, incluindo os resíduos da agropecuária. Trata-se, portanto, de um combustível com alto potencial, uma vez que pode ser gerado em biodigestores em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas de cana-de-açúcar. Segundo o Ministério das Minas e Energia (MME), o potencial de produção

ID.

Volkswagen apresenta três carros-conceito elétricos da linha ID. no Salão de Xangai 2025

ID. – A Volkswagen apresentou apresentou três novos conceitos no Salão de Xangai 2025, junto com seus parceiros de joint-venture chineses. O ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO representam, segundo a montadora, “uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos”. Ela informa que planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos três conceitos revelados em Xangai. O Auto Shanghai (Exibição Internacional da Indústria Automotiva), é hoje um dos maiores e mais importantes eventos do setor em

Compra de carro: veja 9 dicas úteis para evitar problemas

Compra de carro – Se você não sabe, um carro comum a combustão tem milhares (isso mesmo: milhares) de peças. Vamos combinar que ninguém é obrigado a conhecer como elas funcionam, a não ser os aficionados e profissionais ligados ao setor automotivo. Por isso, a compra de carro representa um desafio para muitos consumidores. Para ajudar nessa tarefa, Autoblog85 traz aqui uma lista com 9 dicas que podem evitar futuras dores de cabeça com manutenção, volta à oficina ou até taxas indevidas. Confira abaixo. 1 – Não se deixe levar pela emoção Sim, é fato que o carro, no Brasil, ainda tem certa relação de afetividade com muitas pessoas. Não

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail