Para motoristas que têm crianças ou procuram mais espaço para bagagem e não têm condições de comprar um SUV ou um carro grande, uma opção viável pode ser um sedan. Em relação aos hatchs, sedans podem ser mais interessantes, já que seus preços são próximos destes primeiros e eles oferecem mais espaço graças ao porta-malas.
Hoje esta categoria está bastante diversificada no mercado brasileiro. As opções vão desde os modelos mais “populares” aos sedãs de luxo. E há também os campeões de venda que independem de preço, como o Toyota Corolla , por exemplo. Ele é um modelo que está no segmento de sedans médios, com valor que fica entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, mas é um dos principais objetos de desejo dos motoristas do país. E este sucesso do Corolla, vale ressaltar, acontece tanto entre novos quanto usados.
Sedans 0 km mais vendidos no Brasil
Chevrolet Prisma
Esse carro pode ser definido como uma versão mais confortável e espaçosa do Ônix. Juntos, eles são os grandes responsáveis pelo sucesso da montadora no Brasil. Com um pacote que une fama de robusto e design harmonioso, o Prisma vende mais que os
Toyota Corolla
Como dissemos, pode ser considerado o “queridinho” entre os sedans médios do Brasil. Com valor relativamente acessível para a classe média, ganhou uma parcela considerável do mercado por apresentar pouca necessidade de manutenção, consumo baixo e boa potência do motor. Além é claro, de ser um carro com ótimo espaço interno e capacidade de armazenamento no porta-malas.
Ford Ka Sedan
Assim como o Prisma, este modelo tem um design “moderninho” e traz a força do nome “Ka”, veículo que conquistou a confiança de muitos consumidores brasileiros.
Volkswagen Voyage
É outro carro que tem seu mercado em parte pela força do nome – tanto por causa da Volkswagen quanto pela primeira geração do Voyage. Ele reúne atributos importantes, como baixo valor de manutenção, fácil reposição de peças e economia no consumo de combustível.
Virtus
Sedan derivado do Polo, o Virtus conquistou o mercado pela imponência (parece um mini Jetta), a tecnologia e o motor moderno – além, claro, da força da marca Volkswagen.
Exemplos de sedans do mercado de seminovos
Se no mercado de novos já existem muitas opções, o de usados é ainda mais diversificado, porque inclui modelos que não são mais fabricados mas ainda rodam por aí e não deixam de ser opções a serem consideradas por algumas de suas características. Seguem alguns exemplos para entender melhor essa variedade, divididos por categoria.
Compacto
Toyota Etios sedan: porta-malas bastante espaçoso, boa dirigibilidade, a força da marca Toyota e uma sensação de status para quem sonha mas não pode comprar um Corolla. Esses são alguns dos motivos que podem explicar o fato do Etios ser uma boa opção.
Médio
Honda Civic: este modelo foi, durante algum tempo, o grande rival do Corolla. Hoje há muitas opções, mas um Civic usado continua sendo um carro a considerar, porque vem de uma montadora japonesa com ótimo conceito no mercado.
Grande
Renault Megane: esse modelo já não é mais fabricado pela montadora nem foi sucesso de vendas por aqui. Mas um Megane seminovo tem preço convidativo, vem de uma fábrica famosa no mundo inteiro por produzir carros robustos e oferece porta-malas generoso (520 litros), muito conforto e itens de luxo.