ID.Buzz, a “nova Kombi”, chega ao mercado em versão 100% elétrica

Nova Kombi

Compartilhe:

Símbolo de perseverança de uma tecnologia e um design antigos que duraram décadas, a van Kombi, da Volkswagen, ganhou uma sucessora. É o ID.Buzz, batizado de “nova Kombi”, e que se remete ao modelo anterior nas linhas externas, mudou em praticamente todo o resto. Sai o motor a combustão (que durante a maior parte de existência da velha Kombi foi o mesmo do Fusca, refrigerado a ar) e entra um sistema de propulsão elétrica. E a falta de segurança, que impediu a continuidade do modelo tradicional entre outras coisas pela inviabilidade financeira de colocar air bags, deu lugar a recursos de condução semiautônoma.

Disponível nas versões ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, ela vai estar à venda na Europa em setembro deste ano. “Na década de 1950, a Kombi representava uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção. O ID. Buzz carrega esse estilo de vida e o transfere para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, totalmente conectado e agora pronto para o próximo grande capítulo, a direção autônoma. Com este carro, estamos reunindo os temas centrais da nossa estratégia ACCELERATE em um produto pela primeira vez”, diz Ralf Brandstätter, Presidente da Volkswagen.

As unidades a serem vendidas na Europa serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv localizado no eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC, a corrente elétrica similar à fornecida pelas tomadas da Enel) é de 11 kW, levando de 2 a 3 horas para um carregamento completo. De acordo com a Volkswagen, com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. “Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos”, diz a montadora.

A Volkswagen não informou um detalhe importantíssimo, em se tratando de carro elétrico: a autonomia, ou seja, quanto o novo modelo vai rodar com uma carga completa na bateria. Procuramos essa informação em sites internacionais e achamos sempre o mesmo valor de aproximadamente 250 milhas. Seria algo em torno de 400 km.

 

Segurança – nova Kombi

E como dissemos anteriormente, a nova Kombi vem com importantes contrapontos de segurança que a distanciam muito da geração pioneira da van. O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo trazem, por exemplo, o sistema de alerta local ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real. Outros itens presentes são Front Assist e Lane Assist. Uma das funções disponíveis é o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em qualquer velocidade e faz mudança de faixa assistida na estrada. Outra novidade é a função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.

 

Tecnologias – nova Kombi

Um detalhe que vale ressaltar é a semelhança, na estrutura, com a Kombi antiga em relação ao eixo dianteiro. O ID. Buzz, assim como a antecessora, não tem o motor na frente. “O time de design criou uma conexão direta com o veículo clássico original: na Kombi T1 (primeira geração), você fica sentado praticamente em cima do eixo dianteiro – não há um balanço dianteiro. O ID. Buzz tem balanços incrivelmente curtos, garantindo tudo o que é importante para a segurança e tecnologia”, afirma a Volkswagen. Isso é ressaltado pela relação entre o comprimento de 4,71 m e a distância entre-eixos de 2,98 m.

 

Nova Kombi

Espaço – nova Kombi

Em relação ao espaço interno, os novos veículos não seguem a tradição da Kombi, que era capaz de levar razoavelmente bem até 9 pessoas. As versões do ID. Buzz abrigam cinco pessoas e têm bagageiro com até 1.121 litros de capacidade. Se a segunda fileira de bancos for rebatida, essa capacidade sobe para até 2.205 litros. “Configurações com seis e sete lugares e distância entre eixos maior virão em médio prazo”, promete a Volkswagen.

Nova Kombi

Outra coisa que a Volkswagen não revelou, além da autonomia, foi o preço. Em busca por sites europeus da montadora (como o da França, por exemplo), vimos que o ID.3 e o ID.4, modelos elétricos que fazem parte da nova geração da empresa, estão na faixa de 40 mil euros. Por fim, como era de se esperar, em se tratando de carros modernos e de alta tecnologia, não há qualquer menção sobre a disponibilidade da nova Kombi no Brasil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail