Impermeabilização dos bancos: saiba mais sobre o serviço

Compartilhe:

Você já se deu conta de que passa mais tempo no banco do carro do que no sofá da sala? Por isso, problemas como fungos, ácaros, poeira, umidade e manchas podem estar presentes no veículo, por causa da grande exposição dele ao sol e a vários tipos de ambientes, e podem afetar sua saúde. Uma medida que pode amenizar o problema é fazer a impermeabilização dos tecidos, com um produto químico que fecha as microcavidades que existem nas fibras.

O serviço é relativamente simples: com um jato de pressão, é colocada uma camada do impermeabilizante sobre o tecido. O processo dura entre uma hora e meia e duas horas e pode até ser feito em domicílio. Segundo Eddla Câmara, proprietária da Aplicar Serviços Automotivos, o produto age também sobre as esponjas dos bancos e pode ser aplicado em qualquer tipo de tecido. Ela explica que se o líquido for removido logo depois de escorrer (com papel-toalha, por exemplo), não chega sequer a molhar os bancos. “E se molhar, não mancha”, explica. As exceções ficam por conta de elementos com grande pigmentação ou acidez, como chocolate, batom, graxa e vômito.

Segundo os especialistas ouvidos por Auto Blog Ceará, um cuidado importante antes da impermeabilização é se certificar de que os bancos estão devidamente limpos – do contrário, o processo será feito por cima da sujeira. O processo ideal é quando o carro é zero km. Se for um carro usado, Carlos Matos, técnico da Harmony Saúde Ambiental, aconselha fazer uma lavagem a seco. “Nela são aplicados produtos contra fungos e ácaros”, explica.

Depois de protegidos, os bancos podem ser limpos com um pano seco ou um aspirador. O processo deve ser realizado periodicamente. Outro cuidado importante é lembrar que a impermeabilização protege contra líquidos, mas não os torna completamente imunes a exageros. “Se alguém sentar com a roupa molhada, por exemplo, acaba removendo o produto”, alerta Carlos Matos. Se forem tomados as devidas precauções, a duração média do impermeabilizante é de um ano, segundo os entrevistados.

Outra informação importante é que se o processo serve para proteger motoristas e passageiros do acúmulo de sujeiras que podem causar problemas respiratórios, os produtos químicos usados também não podem irritar as mucosas. Por isso, Everton Leno, sócio da franquia da Safe Clean em Fortaleza, lembra que todos devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se forem devidamente homologados, de acordo com Everton, eles não devem ter cheiro forte e qualquer odor se dissipa se dispersa rapidamente após a aplicação. Para isso, basta deixar os vidros abertos. Para checar se os impermeabilizantes são aprovados pela Anvisa, é só procurar o selo da agência na embalagem.

Em relação aos preços, encontramos boa variação, o que significa que vale a pena pesquisar bem antes de fazer o serviço. Os valores foram de R$ 150,00 a R$ 450,00 para carros pequenos. Já para os grandes (com sete lugares, por exemplo), o custo depende de avaliação.

SERVIÇO
Aplicar Serviços Automotivos
3034-1065

Safe Clean Fortaleza
4141-0773

Harmony Saude Ambiental
3045-7771

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Nivus

Test-drive: veja como anda o Nivus com motor 200 TSI

Nivus – Caro leitor, você já reparou que carros super esportivos com o Porsche 911, e modelos da Ferrari e da Lamborghini têm em comum, entre alguns detalhes, um vidro traseiro extremamente rebaixado, quase na horizontal? Essa inclinação não é à toa. Tem como principal objetivo melhorar a aerodinâmica do carro, diminuindo o atrito com o ar. Dá-se a esse tipo de veículo o nome de cupê. O termo vem, originalmente, de carruagens francesas que eram diminuídas ou cortadas (em francês, coupé) para ter apenas um banco. No automobilismo, os cupês geralmente são esses modelos esportivos que têm apenas os bancos dianteiros. E como eles também trazem o vidro traseiro

boreal

E tome SUV: Renault Boreal chega até o fim de 2025

Boreal – Quando apostava no sucesso do Sandero e do Logan, modelos que deixou de vender no Brasil, a Renaul chegou a ocupar a 5ª posição do mercado e ter quase 10% do total de modelos emplacados no Brasil, há aproximadamente 10 anos. No entanto, a montadora decidiu seguir a tendência de outros concorrentes e está com seu portfólio cada vez mais preenchido com SUVs. A vez agora é do Boreal, que segundo a marca “supera uma nova etapa em sua estratégia de expansão internacional”. O SUV é destinado aos mercados fora da Europa – mais precisamente América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. “Nossas vendas

Geely

Geely: mais uma montadora chinesa chega ao Brasil

Geely – Pelo jeito, a hegemonia europeia, estadunidense, coreana e japonesa no setor automotivo brasileiro está cada vez mais próxima de uma convivência acirrada com a China. Depois de BYD, Chery e GWM começarem a chamar a atenção pela quantidade expressiva de modelos que vemos nas ruas, a Geely está começando a fazer suas divulgações através do modelo EX5, primeiro da marca a chegar ao Brasil. Quem for aficionado por carros vai notar uma unidade do modelo exposta em grandes shopping centers. Isso faz parte da estratégia da Geely, que levou o carro para várias cidades de todo o Brasil com a proposta, segundo ela, de “oferecer uma experiência única

compra online

Compra online de autopeça: Veja 10 dicas para não ter dor de cabeça

Compra online – De comida a móveis e eletroeletrônicos, é cada vez maior o número de consumidores que, ao invés de ir em lojas físicas, preferem fazer a compra pela internet. E com as autopeças não tem sido diferente. Hoje já é possível fazer compra online de componentes em market places como Mercado Livre, Amazon e até em sites de lojas do setor automotivo. Uma questão importante sobre isso, no entanto, é que a compra online de uma peça precisa de certos cuidados adicionais, porque muitas partes do carro estão, por exemplo, relacionadas com a segurança. E outras podem afetar o bolso, aumentando o consumo do carro se não forem

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail