Cearenses viajam mais de 3.700 km, para São Paulo, em carros antigos

Carros antigos

Compartilhe:

Se você acha cansativo pegar o seu carro moderno, com ar condicionado e suspensão cheia de tecnologia, para sair de Fortaleza e passar um feriadão em uma cidade próxima, imagine encarar a estrada durante seis dias e em carros antigos, fabricados há quase 40 anos. Foi isso que fizeram membros do Eusébio Classic Car, clube de antigomobilismo sediado no município de mesmo nome.

Eles saíram de Fortaleza em dois Chevrolet Opalas e uma picape Ford F-1000, todos produzidos na década de 1980, para participar do 4º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindóia, cidade do interior do estado de São Paulo. Segundo Arnóbio Tomaz, presidente do Eusébio Classic Car e organizador do passeio, foram seis dias dirigindo, em uma jornada que começava quase de madrugada e ia até pouco antes do sol se por.

Engana-se no entanto, quem acha que a viagem com os carros antigos foi estressante ou cansativa. “Nós passamos por Minas Gerais e fomos parando em cidades históricas como Congonhas, Ouro Preto e Mariana e ainda passamos por Belo Horizonte”, afirma Arnóbio. Para não passar por nenhum sufoco causado por imprevistos, um carro de apoio foi acompanhando o cortejo.

Além de várias peças de reposição, o veículo levou mecânico e ferramentas. “Era uma oficina completa, pra gente não precisar de nada”, lembra Arnóbio. A robustez dos carro antigos, no entanto, se revelou na viagem e as panes que ocorreram foram simples, não demandando muito esforço para voltar para a estrada.

Realizado em uma área de 80 mil m², o Encontro Brasileiro de Autos Antigos reúne milhares de veículos e é um dos maiores eventos da América Latina na área de antigomobilismo. E nesse universo, vale ressaltar, a pequena caravana cearense fez bonito. “Ganhamos o troféu de participantes que percorreram a maior distância. E meu Opala recebeu o prêmio, entre mais de 90 modelos, por ser o que tinha mais componentes originais”, comemora Arnóbio.

Viagem em carros antigos é por (muito) prazer

Um detalhe interessante é que os dois Opalas tinham ar condicionado para enfrentar a dureza da viagem (que percorre um bom trecho de semiárido nordestino), mas a Ford F-1000 não era equipada com o acessório. Arnóbio, no entanto, diz que para viajantes apaixonados por modelos antigos isso é apenas um detalhe. “Eu mesmo já fiz uma viagem até a Argentina de ida e volta com minha família em uma Variant”, ressalta, se referindo ao modelo da Volkswagen que era derivado do Fusca e, além de não ter ar condicionado, era movido por um motor consideravelmente ruidoso.

Mas nessa última viagem, os motoristas optaram por um pouco mais de conforto: embarcaram os carros antigos em transportadoras e voltaram de avião. Mesmo assim, a alternativa teve sua dose de sacrifício. Foi preciso acrescentar aproximadamente 200 km até São Paulo, para despachar os veículos. Juntando tudo, Arnóbio garante que foram mais de 3.700 km percorridos.

E os viajantes do Eusébio Classic Car são incansáveis. Além dos pequenos passeios por áreas próximas a Fortaleza, que são frequentes, o clube planeja expedições para outros estados. “E já é certa a nossa participação, de novo, no encontro nacional, no próximo ano”, garante Arnóbio.

Apaixonados por carros antigos são bem vindos

Para quem se interessou pelo Eusébio Classic Car e suas atividades, Arnóbio informa que novos integrantes para o clube são aceitos sem burocracia. “Não é preciso nem ter carro antigo, basta gostar”, garante ele. Uma boa opção para iniciar essa participação pode ser a 1ª Convenção da Família Eusébio Classic, que será realizada entre os dias 9 e 11 de junho próximo no hotel Santuário das Águias, no Porto das Dunas.

O evento deverá reunir cerca de 60 duplas que irão confraternizar no hotel tendo os carros antigos como atração principal para as conversas e atividades. Mais informações sobre valores podem ser obtidas no telefone 9-9981-5000.

Confira fotos da viagem

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Hilux Weekend

Hilux Weekend realizado em Fortaleza dias 9 e 10 de março

Será realizado em Fortaleza, neste fim de semana (9 e 10 de março), o Hilux Weekend. O evento, realizado pela Toyota com a rede de concessionárias das principais cidades brasileiras, oferece aos clientes da marca um ambiente off-road para conhecer os recursos da picape Hilux. Segundo os organizadores, é uma oportunidade para eles “entenderem na prática a potência e a robustez de pilotar uma Hilux em uma trilha repleta de obstáculos preparada para explorar ao máximo os atributos do modelo”. Um dos destaques, de acordo com a Toyota, é a Hilux GR-SPORT, lançada no ano passado. Ela apresenta bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente),

Vedamotors

Vedamotors espera crescer 10% em 2024 com nova fábrica

Afirmando ter crescido, em 2023, mais que a frota circulante de motocicletas do Brasil, a fabricante de autopeças Vedamotors buscará aumentar, esse ano, em pelo menos 10% os resultados obtidos. Segundo Felipe Goulart, diretor de operações da empresa, uma fábrica de elastômeros inaugurada em novembro de 2023 é um fator-chave das estratégias para 2024. Os elastômeros são uma subdivisão dos polímeros, elementos formados por grandes cadeias de moléculas e que têm várias aplicações na indústria pela versatilidade de formas e pela resistência. No setor automobilístico, os elastômeros mais usados são os termoplásticos, que podem ser fundidos e reformados em diferentes formas e configurações de acordo com o seu uso. Eles

Porsche Center Fortaleza

Porsche Center Fortaleza eleita melhor pós-venda do Brasil em 2023

A Porsche Center Fortaleza, uma das revendedoras oficiais de veículos da lendária marca alemã no Brasil, anunciou sua recente vitória no Porsche Aftersales World Challenge 2023. De acordo com a concessionária, ela ficou em primeiro lugar, no País, na competição que envolve a rede autorizada Porsche de todo o mundo. “O prêmio desse ano levou em conta, 12 indicadores que avaliam a performance da concessionária”, informa a Porsche Center Fortaleza. Ela cita os seguintes critérios: faturamento de peças, fidelidade e satisfação do cliente, qualificação da equipe e venda de produtos estratégicos como garantia estendida e pacotes de revisão. De acordo com o site oficial da Porsche no Brasil, a rede

picape ranger

Bons números da picape Ranger em 2023, após renovação do modelo

Picape Ranger – Desde os primórdios, as picapes da Ford são conhecidas pelos brasileiros por uma característica muito marcante: a grande resistência. É verdade que antes esse atributo era mais relacionado com a parte física, ou seja, a capacidade que os veículos têm de suportar buraqueira por anos a fio e com motores de longa vida útil. Mas com as mudanças que a montadora implantou em sua atuação no Brasil, com fechamento de fábricas e trazendo só unidades importadas, a picape Ranger, modelo mais importante da marca em sua categoria, revelou que sua resistência também pode ser associada ao poder de se manter no mercado e driblar a desconfiança dos

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail