Carros eletrificados cresceram 93% no NE em 2024

carros eletrificados

Compartilhe:

Carros eletrificados – Mesmo com todas as inúmeras dificuldades e limitações tecnológicas, tão conhecidas, que o Brasil tem, parece que a eletrificação veio para ficar no nosso mercado. Talvez não como dominante, mas pelos números de crescimento dos últimos anos, ela tende a ser expressiva. Levantamento da NeoCharge – empresa de soluções para recarga de veículos elétricos – o número de veículos eletrificados na região Nordeste, entre o período de dezembro de 2023 e dezembro de 2024, aumentou 93%, passando de 26.489 para 51.337 unidades. Segundo a empresa, os dados vieram da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que anteriormente era o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Se considerarmos apenas os carros 100% elétricos, o total passou de 3.702 para 15.280. Já os híbridos plug-in (que funcionam com motor a combustão ou totalmente elétrico, mediante carga externa da bateria) saltaram de 5.721 para 13.340 unidades. E em relação aos demais híbridos (que têm um motor elétrico apenas para melhorar a potência do motor tradicional e reduzir o consumo de combustível), a variação foi de 17.066 para 22.717. Os três estados com a maior quantidade de carros eletrificados são Bahia (13.034), Pernambuco e (9.503) e Ceará (8.010). Eles representam quase 60% da frota total.

Já no Brasil inteiro, segundo o levantamento da NeoCharge, o total chega a mais de 374 mil carros eletrificados. A cidade com maior quantidade de carros eletrificados é São Paulo, com 15% da frota nacional. Os três principais estados do Nordeste estão juntos com todos os das regiões Sul e Sudeste com Mato Grosso/Distrito Federal entre os que têm números mais expressivos. Um dado interessante, em relação ao mercado nacional, é a evolução dos carros eletrificados. Em 2015, eles eram pouco mais de 3 mil. Ou seja, em 10 anos ele aumentou em mais de 100 vezes.

Parte desse resultado se deve à chinesa BYD, que tem investido de forma agressiva em marketing, formação de uma rede de pós-vendas e cujos modelos estão sendo bem aceitos (pelo menos até agora) pelos consumidores. Ela está quase empatada com a Toyota, marca que já se consolidou no Brasil e tem tradição no universo da eletrificação, com o seu híbrido Prius, e com iniciativas de mobilidade sustentável. Juntas, as duas marcas representam mais de 42% da frota circulante de carros eletrificados. Os modelos com mais presença nas ruas são Corolla, Corolla Cross, RAV4, Song Plus, Dolphin e Dolphin Mini.

Carros eletrificados também para frotistas

Até agora estamos falando apenas de veículos de passeio, mas é provável que outras iniciativas ajudem o impulsionamento da presença dos carros eletrificados no Brasil. A BYD apresentou na 29ª edição da Intermodal South America, que aconteceu de 22 a 24 de abril, em São Paulo, o Dolphin Mini Cargo — versão adaptada do modelo para o transporte de pequenas cargas. Com 280 km de autonomia, capacidade de até 289 kg e 2,1 m³ de volume útil, o modelo é a nova aposta da empresa para entrar no segmento de frotas comerciais voltadas à logística urbana.

Com o mesmo design externo do Dolphin Mini de passeio, o carro tem o banco traseiro removido para dar espaço ao transporte de cargas leves. O objetivo é atender demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos — onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.

Por fim, vale lembrar ainda que outras marcas aparecem entre os carros eletrificados que mais circulam nas ruas brasileiras. Estas, no entanto, apostam mais nos modelos de maior preço, destinados a um seleto público com mais poder aquisitivo. Dentre elas estão Volvo, BMW, GWM, Caoa Chery e Audi. Fica a expectativa para saber se outras montadoras da China, país que hoje é líder mundial em tecnologias de carros eletrificados, vão chegar de forma tão intensa e com preços e soluções competitivos como a BYD está fazendo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

Ambipar

Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugura posto de etanol produzido do lixo

Ambipar – Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre o futuro da energia necessária para mover veículos automotores. Já houve um tempo, não muito distante, em que países desenvolvidos anunciaram um suposto fim dos motores a combustão, que seriam totalmente substituídos pelos elétricos. Mas a realidade, como sempre, se impõe e hoje fala-se cada vez mais na convivência de diferentes fontes. Carros 100% elétricos dividindo as ruas com movidos a gasolina, diesel, álcool, hidrogênio ou híbridos que combinam pelo menos duas fontes, esse parece ser o nosso futuro. E para não aposentar de vez os motores tradicionais, uma das alternativas é desenvolver combustíveis similares aos fósseis, mas vindos de

Tera

VW Tera teve 12 mil pedidos no 1ª dia de vendas

Em uma forte campanha de marketing, a Volkswagen mobilizou suas 472 concessionárias em todo o Brasil no último dia 05/06 para divulgar o Tera, seu mais novo SUV que passou a ser o seu modelo de entrada no segmento. Segundo a empresa, foram captados 12 mil pedidos do modelo em apenas 50 minutos. “O Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas. O modelo vem para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora contamos com mais um fenômeno de vendas”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Auto Blog 85 visitou, a

Crasa

Crasa lota evento com testes off road dos veículos Ford

Crasa Ford Experience – Muito se fala, hoje, na necessidade de carros com motores menores e carrocerias leves – se possível, diminuindo a participação do propulsor a combustível em detrimento de sistemas elétricos. É claro que essa certamente é a tendência, mas é bem provável que sobrevivam exemplares destinados aos amantes do ronco de um V6 com força para subir até uma duna de areia fofa em alta velocidade. São carros tipicamente estadunidenses, daquele que ainda é país do automóvel e de onde vem a Ford, uma das mais tradicionais montadoras no mundo. Por aqui, a Ford resolveu apostar apenas nos aficionados por veículos do chamado segmento premium, todos com

Tera

VW Tera: apresentação hoje em 472 revendas de todo o Brasil

Tera – O SUV compacto da Volkswagen que veio para ser seu modelo de entrada, nessa categoria, faz sua estreia nesta quinta-feira, dia 05/06, em uma ação especial e realizada simultaneamente, nas 472 concessionárias da montadora. Ela vão promover uma noite de apresentação no que foi definido como “a maior abertura de vendas da história”. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Tera, seus detalhes e as versões disponíveis. “Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representa uma celebração para a chegada do SUV, um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail