Kia e LG: “casa sobre rodas inteligente” na Seoul Mobility Show 2025

Kia

Compartilhe:

Kia e LG – Embora não muito difundido no Brasil, por causa dos altos custos que envolvem veículos, a casa sobre rodas é uma realidade bastante presente em vários países. No Brasil também encontramos, principalmente nas redes sociais, pessoas apaixonadas pela estrada que improvisam “cozinhas” e “quartos” nos seus carros e decidem levar a vida viajando. Um dos modelos usados por aqui (para quem tem uma certa folga no bolso) é a Mercedes-Benz Sprinter, sobre a qual falamos nesta matéria.

Na Coreia do Sul, as gigantes Kia Corporation e LG Electronics anunciaram uma parceria para implementação de soluções de mobilidade baseadas na tecnologia PBV (Platform Beyond Vehicle, ou Plataforma Além do Veículo) que pode levar esse conceito a outro patamar.

As empresas assinaram um memorando de entendimento no Seoul Mobility Show 2025, evento que reúne as indústrias sul-coreanas de soluções de mobilidade. Elas revelaram modelos conceituais para espaços móveis de trabalho e lazer que incorporam eletrodomésticos avançados. Com o acordo, que reúne a tecnologia PBV da Kia e a expertise da LG em soluções de Iinteligência Artificial (IA), as empresas pretendem oferecer “experiências de espaço personalizadas para os usuários, adaptadas a diferentes estilos de vida e necessidades de trabalho”. Isso permitirá, de acordo com elas, que os usuários transformem o veículo em um escritório, estúdio, lounge ou outros ambientes de acordo com sua escolha.

“Ao oferecer soluções de mobilidade que combinam automóveis com eletrodomésticos, pretendemos liderar uma mudança transformadora no estilo de vida dos clientes”, disse Won-Jeong Jeong, vice-presidente executivo e chefe da Divisão de Negócios da Kia na Coreia. “Esta parceria com a LG Electronics reforça o valor fundamental dos PBVs, contribuindo para um novo paradigma de mobilidade em que os veículos evoluem para espaços personalizados para viver e trabalhar.”

Modelos conceituais da Kia

No evento, as indústrias apresentaram dois veículos-conceito chamado PV5 Spielraum. A palavra ‘Spielraum’, que em alemão significa ‘espaço de trabalho’ ou ‘espaço de lazer’, reflete o conceito de ambientes de mobilidade flexíveis, de acordo com a Kia. O modelo conceito Spielraum Studio é voltado para empreendedores individuais que viajam com frequência e precisam tanto de espaço para trabalho quanto para armazenamento.

Ele conta com espelhos inteligente, cafeteiras e eletrodomésticos da LG com tecnologia de IA, como o LG Styler, projetado para o cuidado de roupas com foco na tecnologia TrueSteam (que usa vapor para higienizar, desodorizar e desamassar roupas).  Todos os equipamentos são integrados para otimizar o interior do PV5. O sistema de IA também pode monitorar a agenda de negócios do usuário, calcular o tempo restante de viagem até o destino e recomendar as configurações dos eletrodomésticos de acordo.

Já o conceito Spielraum Glow foi projetado para atender à demanda por experiências de piquenique em carros. Ele inclui eletrodomésticos como geladeiras, fornos de micro-ondas e adegas. Cada eletrodoméstico possui painéis MoodUP. Essa tecnologia da LG  é equipada com um chip de IA e apresenta conectividade Wi-Fi e Bluetooth, podendo se integrar a celulares, tablets e outros dispositivos para reprodução de mídia dos mais diversos apps de streaming — com um modo de iluminação especial que segue a batida das músicas — ou ainda da playlist Music Collection presente no app LG ThinQ, que permite o controle, via celular, de vários aparelhos inteligentes.

As duas empresas estão trabalhando juntas para oferecer os modelos conceituais ao mercado no segundo semestre de 2026. Com este acordo como ponto de partida, elas também planejam cooperar no desenvolvimento de eletrodomésticos avançados e soluções de IA que agilizem e aprimorem as tarefas diárias.

Realizado com o cacife da Coreia do Sul, 5º maior produtor de automóveis do mundo, o Seoul Mobility Show 2025 reúne fabricantes e fornecedores globais de peças automotivas e as principais empresas de baterias, semicondutores e displays do mundo. O evento está na 30ª edição.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você

Relacionados

vítimas de acidentes

O uso dos animais no tratamento de vítimas de acidentes

Há alguns séculos, a tração animal deixou de ser o principal recurso para a mobilidade humana. Mas curiosamente, os bichos seguem fazendo parte do universo automotivo – mas desta vez para ajudar vítimas de acidentes, que tiveram algum tipo de ferimento e precisam de reabilitação física e emocional. A 20ª edição da Reatech (Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação), que será realizada entre 6 e 8 de novembro em São Paulo, vai reunir especialistas de todo o Brasil para discutir, segundo os organizadores do evento, “o poder transformador dos tratamentos assistidos por animais”. Organizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a feira traz duas formações ligadas ao

modelos híbridos

Quase 50% preferem modelos híbridos, aponta pesquisa Webmotors

Modelos híbridos – O sonho é não depender mais das variações da gasolina e ter um carro menos poluente e mais silencioso. Mas enquanto ainda há desconfiança em relação à durabilidade das baterias e ao crescimento da infraestrutura de recarga, os consumidores, pelo menos por enquanto, está preferindo os carros que trazem propulsão dupla – motor a combustível e motor elétrico. É o que aponta pesquisa do portal Webmotors Autoinsights  com mais de 1,3 mil respostas colhidas em abril deste anos para compreender o perfil do público interessado por veículos eletrificados.  O levantamento foi feito na base de usuários da plataforma, que hoje é uma das maiores do Brasil no

Oroch

Oroch, picape da Renault, foi habilitada para ser táxi

Oroch – Ainda não é comum vermos nas ruas e talvez muita gente não saiba, mas desde o ano passado várias cidades brasileiras autorizaram o uso de picapes como veículos para táxi. A mudança, no entanto, depende do interesse das montadoras para disponibilizar seus modelos nesse tipo de uso. O anúncio mais recente foi o da Renault para a Oroch, picape derivada do SUV Duster. Além de ser mais uma opção para os motoristas desse serviço, essa disponibilidade pode incrementar as vendas do modelo, que hoje ocupa a 7ª posição, em total de emplacamentos das chamadas picapes grandes, do ranking divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

BYD chega a 150 mil carros vendidos no Brasil – e quer crescer muito mais

BYD – Ao mesmo tempo em que trabalha com cifras bilionárias e produtos com alto valor agregado, a indústria automobilística é uma atividade de muito risco. O investimento em um carro, a despeito de todos os cuidados que venham a ser tomados, pode não dar o retorno que a montadora esperava. E exemplos existem: no Brasil temos modelos como o Chevrolet Sonic, o Hyundai Veloster e o Nissan Tiida. Por isso, uma investida feroz como a da chinesa BYD, que chegou em um país continental e com pouca infraestrutura de recarga, como o Brasil, anunciando um portfólio cuja vedete era o uso de motores elétricos (puros ou combinados com sistemas

Assine

Recebe novidades e ofertas de nossos parceiros na integra em seu e-mail